Sobe número de araguainenses excluídos do SPC em dezembro, percentual é de 73%

Comparando dezembro de 2019 e 2018, o número também foi positivo: 7,96%.

Comércio de Araguaína.
Descrição: Comércio de Araguaína. Crédito: Divulgação

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que houve um aumento muito significativo no número de consumidores que pagaram as dívidas no comércio de Araguaína e limparam seus nomes. Houve um aumento de 73,67% na quantidade de pessoas que saíram do SPC em dezembro de 2019 na comparação com novembro do mesmo ano. Comparando dezembro de 2019 e 2018, o número também foi positivo: 7,96%.

 

De acordo com Alberto Luna, diretor de SPC da Associação Comercial e Industrial de Araguaína - ACIARA, as renegociações de dívidas promovidas pelas empresas no fim de ano contribuíram para esses números. “Normalmente as empresas fazem essas negociações com os clientes inadimplentes. O pagamento do 13º salário foi um dinheiro a mais que o consumidor de Araguaína usou para quitar as dívidas, além dos saques do FGTS”, analisa Alberto. 

 

Outro dado positivo foi a redução no número de novos consumidores na lista de inadimplência. O levantamento aponta uma diminuição de 74,23% nos novos registros na cidade em dezembro de 2019 na comparação com novembro do mesmo ano.

 

Já em relação a dezembro de 2018, também houve queda na quantidade de pessoas devedoras no comércio de Araguaína: 57,52%.

 

Esse cenário acontece quando os consumidores pagam em dias as parcelas das compras a prazo. “Percebemos que muitas pessoas pagaram as contas e poucas pessoas entraram na lista do SPC em Araguaína. Outro ponto positivo é que normalmente no mês de dezembro aumenta a procura por crédito, devido às compras de fim de ano e férias, houve o crescimento de 35,01% na procura por crédito no mês de dezembro em relação a novembro”, afirma o diretor do SPC.

 

Comentários (0)