Sobre recomendações do MPE em acompanhar infectados, Semus diz estar cumprindo

O acompanhamento e orientação para o resguardo de isolamento de pacientes diagnosticados com a doença já é parte de seu protocolo de monitoramento, “desde a confirmação do primeiro caso”, diz Semus.

Crédito: Reprodução

Em atendimento à recomendação do Ministério Público do Tocantins (MPETO) para que a Prefeitura da Capital fizesse o monitoramento e acompanhamento mais rigoroso dos pacientes diagnosticados com Covid-19 , a Secretaria da Saúde do Município (Semus) esclarece que o acompanhamento e orientação para o resguardo de isolamento de pacientes diagnosticados com a doença  já é parte de seu protocolo de monitoramento “desde a confirmação do primeiro caso”.

 

Em nota encaminhada nesta quarta-feira, 8, ao T1 Notícias, a Semus garante que o monitoramento prevê busca ativa de contatos direto e averiguação diária da evolução ou desaparecimento de sintomas de todos os pacientes com confirmação da infecção até findado o período recomendado para isolamento.

 

Acerca da recomendação para encaminhamento de contato telefônico dos pacientes em acompanhamento, a prefeitura informa que tem ciência da recomendação e que envia à Secretaria de Segurança Pública os contatos daqueles pacientes que manifestam consentimento sobre a divulgação de seu contato ao órgão estadual.

 

O MPE-TO disse na recomendação, que encaminhou a prefeita Cinthia Ribeiro, na terça-feira, 7, que a intenção do pedido é que todos os pacientes diagnosticados com Covid-19 sejam imediatamente contatados pela Secretaria Municipal de Saúde, orientados sobre a quarentena e sobre os protocolos de tratamento. 

 

Recomendou também que, no prazo de 24 horas contadas a partir do resultado, fosse encaminhado à Secretaria de Estadual de Segurança Pública (SSP) formulário de autorização de extração de dados de georreferenciamento para a localização dos casos confirmados.

 

O órgão de fiscalização afirma que, segundo informações prestadas à 27ª Promotoria de Justiça, dos 12 primeiros pacientes confirmados com a Covid-19 em Palmas, apenas seis tiveram seus dados de georreferenciamento informados à SSP. Destes seis, somente quatro autorizaram o rastreamento de seus dados.

 

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro.



 

Comentários (0)