Técnicos da Anac realizam inspeção no aeroporto de Araguaína para expansão de voos

Estão sendo avaliados pela equipe técnica os Manuais de Segurança, assim como os procedimentos elencados no Manual de Operações e as condições de infraestrutura do aeroporto.

Crédito: Marcos Sandes/Ascom

O Aeroporto de Araguaína recebe desde o dia 10, a visita de quatro especialistas de Segurança Operacional da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), que iniciaram as primeiras inspeções no aeroporto para o processo de Certificação Operacional de Aeroportos. Os especialistas da Anac finalizam os trabalhos nesta quinta-feira, 12.

 

A certificação faz parte de uma exigência da agência nacional para que o aeródromo possa ter novos voos regulares, além dos já existentes no Município. O Aeroporto Municipal de Araguaína também recebeu recentemente da ANAC a doação de uma Estação Meteorológica de Superfície (EMS). O equipamento já está instalado no aeroporto e aguarda a homologação da aeronáutica, prevista para o ano que vem.

 

A estação meteorológica para auxiliar os pilotos a planejarem o pouso será o primeiro item de modernização do Aeroporto Municipal de Araguaína. 

 

Pontos de vistoria

 

Estão sendo avaliados pela equipe técnica os Manuais de Segurança, assim como os procedimentos elencados no Manual de Operações e as condições de infraestrutura do aeroporto. Estão sendo inspecionados a cerca patrimonial, pista de pouso e decolagem, área patrimonial e pátio.

 

 

“Essa inspeção e consequentemente a certificação atesta ainda mais a nossa capacidade de atendimento seguro e a possibilidade de expansão dos nossos serviços. Estamos felizes com a visita dos técnicos e aguardamos agora o resultado da visita”, disse a Diretora de Planejamento e Qualidade da Esaero, Liz Martins.

 

Ainda de acordo com a diretora, o laudo com resultado da vistoria deve ser emitido em aproximadamente 15 dias.

 

Estação meteorológica

 

As estações meteorológicas coletam dados representativos das condições meteorológicas no aeroporto e sua vizinhança, dentro de um raio de 16 quilômetros. São equipadas com sensores automáticos e fornecem informações essenciais para o pouso e a decolagem das aeronaves.

 

As informações mostram a direção e velocidade do vento, visibilidade, fenômenos de tempo como chuva e nevoeiro, quantidade e altura da base das nuvens, temperaturas do ar e do ponto de orvalho e pressão atmosférica para a aviação.

 

“A estação é uma conquista expressiva para o aeroporto de Araguaína e teve o empenho do prefeito Ronaldo Dimas, que conseguiu junto à ANAC e Infraero a doação desse aparelho. Assim que estiver operando, abriremos as portas para a chegada de voos com aeronaves maiores”, destacou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas.

Comentários (0)