Vistoria obrigatória no transporte coletivo de Palmas será retomada em janeiro

Processo inclui também a atualização cadastral dos veículos. Dos 190 veículos que compõem a frota, 45 já foram vistoriados

Atualmente 190 ônibus circulam diariamente pelas vias da Capital
Descrição: Atualmente 190 ônibus circulam diariamente pelas vias da Capital Crédito: Lia Mara

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) informou que dará continuidade à vistoria obrigatória dos ônibus do transporte coletivo em janeiro de 2022. Dos 190 veículos que compõem a frota, 45 já foram vistoriados. Além da vistoria obrigatória, o processo inclui também a atualização cadastral dos veículos.

 

A vistoria teve início no dia 24 de novembro, com 41 ônibus vistoriados, sendo 37 de uma mesma empresa, que teve apenas dez veículos aprovados.  A empresa foi notificada para que demais itens sejam regularizados. Dentre as pendências encontradas nos veículos durante a vistoria, que é feita por um engenheiro mecânico da Prefeitura de Palmas, estão a falta de adesivos refletivos nas laterais, placa ilegível, alarme de parada com defeito, para-brisa trincado, dentre outras como desgaste ou folga nas lonas de freio e barra de direção, que levam um  tempo maior para serem corrigidas.

 

De acordo com o diretor de Transporte da Sesmu, Diogo Souza, na hora em que é detectada a pendência, os representantes da empresa assinam um laudo de avarias com os itens a serem reparados. “Os veículos que atenderem às exigências das condições de funcionamento receberão o selo da vistoria de 2021.”

 

Frota

 

Atualmente 190 ônibus circulam diariamente pelas vias da Capital, e as equipes estão trabalhando com uma média de até dez veículos a serem vistoriados por dia para não impactar na escala e itinerários da prestação dos serviços aos usuários.

Comentários (0)