TSE aprova envio e Tocantins é um dos sete estados que vão receber tropas federais

Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tocantins é um dos sete estados que vão receber tropas federais para garantir a segurança no dia das eleições. Medida nesse sentido foi aprovada nesta terça-feira, 27, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do Tocantins, soldados das Forças Armadas serão enviados para localidades do Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Acre.

 

Os pedidos de envio de forças foram feitos pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) para garantir a normalidade da eleição. 

 

Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas. 

 

Nas eleições gerais de 2018, o TSE autorizou o envio de tropas para 510 municípios em 11 estados. Nas eleições municipais de 2016, foram 467 municípios de 14 estados.

 

Pandemia

 

Devido à pandemia de covid-19, o Congresso Nacional promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. 

 

Os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Comentários (0)