Cinco dicas para formar a sua reserva de emergência

Já se imaginou tendo uma reserva financeira para aqueles imprevistos do dia a dia?

Imagem ilustrativa/ Foto: José Cruz/Agência Brasil
Descrição: Imagem ilustrativa/ Foto: José Cruz/Agência Brasil Crédito: José Cruz/Agência Brasil

Todo brasileiro sente essa necessidade de formar uma pequena poupança, ou de ter um dinheiro reservado para desfrutar de mais segurança e tranquilidade no seu orçamento. Mas ai vem a grande dúvida: como juntar dinheiro nesse cenário, com tudo tão caro e com os inúmeros compromissos no dia a dia?


Pensando nisso e para que esse objetivo não fique somente no papel, separamos algumas dicas que vão ajudar a construir a sua reserva de emergência.


Mas antes delas, é preciso entender o que é uma reserva.


Também chamada de colchão financeiro, reserva da paz, reserva da segurança, independente do nome, tem como objetivo “socorrer” e ajudar você em casos de emergências e imprevistos.


Sabe quando o seu carro quebra, um cano estoura, uma emergência de saúde, ou quando aparece aquela dor de dente? São nessas horas que todos entendem a necessidade de ter esse colchão financeiro. Afinal, para esses problemas uma reserva faz toda a diferença e evitará muita dor de cabeça.


E já dá para perceber os benefícios de se ter essa reserva montada, entre eles: maior tranquilidade com as finanças, menos estresse, mais segurança para investir e principalment evitar futuros endividamentos com cartão de crédito ou cheque especial (que são os grandes vilões do orçamento).


Mas nesse momento, você deve estar se perguntando.

 

“Se ela é tão importante, por que muitos não conseguem montar”?


O principal motivo é a falta de educação financeira do brasileiro, de não saber controlar e nem cuidar do próprio orçamento. E uma forma simples de entender tudo isso é respondendo uma simples pergunta.


Você conversa abertamente sobre dinheiro, finanças, investimentos com a sua família, amigos e outras pessoas?


Tenho certeza que não. Porque falar de dinheiro ainda é um tabu para muitos e isso acaba interferindo e muito na forma de lidar com o dinheiro. E quanto menos se fala sobre determinado assunto, menos conhecimento se tem.


Mas depois dessa visão toda sobre a reserva, vamos às 5 dicas.

 

Papel e caneta na mão.


1 - Foque na sua organização financeira

 

É seu ponto de partida, o básico. Não precisa de muita coisa, controlar as suas receitas e suas despesas são suficientes para fazer sobrar dinheiro e montar a reserva. Já parou para pensar nisso? Aliás, já parou para controlar isso?


2 - Comece com pouco

 

Tenha calma, respeite o seu momento. Se puder poupar apenas R$ 50,00 por mês, tudo bem, já é uma grande vitória. E, se mesmo assim for muito para você, comece com o que puder.

 

3 - Poupe antes de pagar as contas


Coloque como meta separar esse dinheiro assim que receber suas receitas. Se você recebe todo dia 5, já poupe esse valor no mesmo dia, o restante será usado para pagar as contas. Isso vai ajudar a priorizar a reserva e a não ter mais aquela desculpa de que nunca sobra.


4 - Faça renda extra


Sabe aqueles móveis, roupas que você não usa mais? Ou quem sabe uma habilidade que você tem? Isso tudo pode virar dinheiro para você. Uma renda extra pode acelerar todo esse processo. Pense nisso.


5 - Use seu 13º salário


Dê destino certo a esse dinheiro, não use apenas para comprar coisas. Separe uma parte dele e comece. Essa é uma das melhores maneiras para ter mais tranquilidade com as suas finanças.


São dicas simples para você controlar melhor o orçamento, mas que precisam ser colocadas em prática o quanto antes. Afinal, ninguém sabe quando surgirá uma emergência, mas você pode estar preparado antes que ela ocorra. Concorda?


Texto escrito por Thyago Chekerdemian S. Tulio - @financasemdobro


Mini Currículo


Thyago Chekerdemian S. Tulio. Servidor público e Educador Financeiro, formado pelo Instituto Soaper em 2020, especialista em investimentos, sócio fundador do perfil Finanças em Dobro no instagram e Youtube.

 

Comentários (0)