Fiscalize em 1 Minuto aproxima a comunidade

Como forma de recompensar o cidadão que participa, o TCE irá selecionar 10 vídeos de maior conteúdo e interesse público e o primeiro colocado levará como prêmio um smartphone

Crédito: Divulgação

O Tribunal de Contas do Tocantins tem como uma das metas despertar no cidadão o interesse em participar da gestão pública como fiscalizador da aplicação dos recursos provenientes dos impostos que todos pagamos. O nosso trabalho não se restringe à fiscalização e às ações de capacitação de gestores e legisladores no Tocantins. Desde o ano passado, a instituição criou mais um canal de aproximação com a sociedade por meio do concurso de vídeos Fiscalize em 1 Minuto, que possibilita maior interação com a Ouvidoria do TCE e também reconhece que a linguagem audiovisual é um forte meio de expressão e exercício da cidadania, exaltando o controle social.

 

O certame abre inscrição para a população participar enviando vídeos de produção independente, individual ou em grupo, com duração de um minuto, podendo registrar até dois vídeos. Nos dias atuais, faz parte da rotina de todos nós abrir a câmera do celular para fotografar ou filmar aquilo que de alguma forma nos chama a atenção. É aproveitando esse meio de expressão e incentivando a capacidade criativa das pessoas, que o Tribunal de Contas do Tocantins lança mão desse recurso, estreitando a relação entre a população e a Corte, promove ações participativas e aumenta o número de parceiros no seu trabalho de fiscalização e controle.

 

Como forma de recompensar o cidadão que participa, o TCE irá selecionar 10 vídeos de maior conteúdo e interesse público e o primeiro colocado levará como prêmio um smartphone modelo Samsung S10. Nosso objetivo é trazer o cidadão para junto da instituição fiscalizadora, até porque o TCE é o órgão que defende os interesses da população nos seus direitos a usufruir de uma administração pública que utilize os recursos de forma honesta e transparente. Para isso, os vídeos devem trazer narrativas que promovam a conscientização da participação social.

 

Vejo na realização desse concurso, mais um passo na direção da desmistificação de que o Tribunal de Contas é um órgão distante e inacessível. Nosso prédio tem as portas abertas a todos os cidadãos tocantinenses, isso acontece nos vários projetos que desenvolvemos, inclusive um deles traz a denominação TCE de Portas Abertas, que consiste em visitas monitoradas de estudantes. Eles assistem à Sessão Plenária e participam de palestras com temas como “Controle Social e Combate à Corrupção”.

 

Então, é com muito orgulho que iniciamos mais uma edição do concurso Fiscalize em 1 Minuto e temos a expectativa de participação da população de todo o Estado. Em fevereiro de 2020 divulgaremos os vídeos classificados, dando visibilidade ao nosso trabalho,  formando novos controladores sociais, que nos ajudarão na missão de zelar pelo bem público, garantindo, dessa forma, governança e qualidade de vida ao cidadão.

 

 

Severiano Costandrade é Conselheiro do TCE/TO, e atualmente ocupa o cargo de presidente da instituição. Natural de Teresina, Piauí que já esteve à frente da presidência da Corte de Contas por dois mandatos, gestões 2009/2010 e 2011/2015. Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, concluiu recentemente o curso de Doutorado, na Argentina. É pós-graduado em Administração da Educação, pela UNB e Direito Processual Civil, pela Universidade Tiradentes e Estudos de Política e Estratégia e pela ADESG/UFT.

Comentários (0)