Quebrando o silêncio por mais respeito

Deputado Issam Saado.
Descrição: Deputado Issam Saado. Crédito: Divulgação/Ascom

Observamos ao redor do mundo diversas ações onde bandeiras são levantadas em favor dos grupos minoritários que sofrem as mais diversas violências. São mulheres, crianças e adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência, entre outros.

 

Não menos importante mas, neste mês de março, quero deixar uma reflexão sobre o trato que tem se dado às mulheres, principalmente, nos últimos tempos.

 

É fato que a história de cada mulher é marcada por lutas reais e vitórias, muitas delas, ainda bastante vulneráveis, considerando que há um ultimato constante para a autenticidade, ou seja o de se provar sempre quem é e porque é.

 

É um fardo pesado porque essa postura social ainda tem sido retratada com violência física, sexual, psicológica, vícios, infidelidade conjugal e financeira, alienações emocionais, enfim, situações que deixam rastros de destruição que devastam famílias, em especial, a própria mulher.

 

Em 2021, o governo do Tocantins sancionou um projeto de nossa autoria instituindo a “Semana Quebrando o Silêncio”. Uma lei (nº 3.748) que chega como um tônico para ressaltar a importância de se dar voz.

 

Nossa proposta é ressaltar que qualquer pessoa que tenha conhecimento ou presencie ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que constitua violência tem o dever de comunicar o fato, imediatamente, ao serviço de recebimento e monitoramento de denúncias, ao conselho tutelar ou à autoridade policial.

 

Escolhemos o 4º sábado do mês de agosto para realizar a semana “Quebrando o Silêncio” fazendo alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, data em que a sociedade realiza campanha de prevenção e combate à violência doméstica contra a Mulher.

 

Dirijo-me a você mulher para reafirmar que estamos atentos e que buscaremos sempre contribuir para que a sua voz, bem como dos demais públicos sejam ouvidas e, que lhes sejam oportunizados caminhos que lhes assegurem a dignidade e o respeito.

 

Esse engajamento social precisa mais do que nunca ser contínuo e que as datas especiais sejam um lugar para pontuar, refletir e nos reposicionarmos, mirados no entendimento de que devemos ser o canal de esperanças e de mudanças.

 

Respeitar a mulher bem como todo ser humano vai além da concepção, é uma questão de essência.

 

Parabéns a você mulher, nossa homenagem e o nosso respeito!!!

Por Issam Saado

 

Currículo

 

Issam Saado é filho de mãe brasileira e de pai Sírio. Nascido em Maakbara, na Síria, chegou ao Brasil em 1968. Empresário em Araguaína e sempre ativo na vida pública, Issam Saado assumiu cargos na Administração Estadual do Tocantins. Em 2018 foi eleito pela primeira vez como deputado Estadual pelo PV para o quadriênio 2019 a 2022. 

Comentários (0)