Abertura da Agrotins conta com Tereza Cristina, Carlesse e presidente da Embrapa

A edição 2020 foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira, 27. Toda a programação pode ser conferida gratuitamente no www.agrotins.to.gov.br.

Crédito: Governo do Estado

Foi aberta na manhã desta quarta-feira, 27 de maio, a Agrotins 2020, a primeira grande feira agrotecnológica do país em formato totalmente digital. É uma aposta que está sendo feita pela organização do evento, que tem à frente o governo do Tocantins, e que vem sendo bem aceita no meio agropecuário. Toda a programação pode ser conferida gratuitamente no www.agrotins.to.gov.br. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina esteve, virtualmente, na abertura da feira.

 

Segundo ela, a Agrotins 2020 servirá de modelo para a realização de outros eventos agropecuários pelo país. A ministra também elogiou o Tocantins e a forma como a agropecuária vem sendo trabalhada: “vocês são protagonistas na agricultura sustentável, vocês têm muitos indicadores que mostram que o Tocantins está na frente de muitos estados, fazendo essa agricultura moderna que é a agricultura por meio do programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), da ILP (Integração Lavoura-Pecuária), por todas as condições que vocês têm”.

 

Tereza Cristina citou o programa do ministério sobre cuidados na conservação dos solos e da água presente nesse fundamental bem que os produtores rurais possuem. Ela entende que o Tocantins pode se destacar também nesse programa. A visão da ministra é que esse seja um programa de Estado e não de governo; em outras palavras, que, independente de governo, esteja de fato implantado no meio rural brasileiro.

 

O governador do estado, Mauro Carlesse, aproveitou o momento para destacar as potencialidades que o Estado apresenta: “o Tocantins é um estado novo, é um estado que tem terras abundantes, águas em abundância também, tem um clima maravilhoso, está mostrando que a produção vem crescendo cada vez mais, tem segurança jurídica que é uma das coisas que a gente precisa ter como investidor”.

 

Ele destacou ainda a rapidez com que o evento foi organizado. Da definição por esse formato totalmente digital até hoje, quando começou a Agrotins 2020, foram poucas semanas de trabalho. “Nós tocantinenses ficamos muito felizes. Em muito pouco tempo, o nosso secretário César Halum junto com a sua equipe conseguiu montar a plataforma de forma que fica bem simples e bem prático pras pessoas do outro lado fazer as suas aquisições”, disse Carlesse.

 

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum, lembrou que esta é a vigésima edição da feira. “No momento em que a pandemia fez com que todas as feiras do Brasil fossem canceladas, nós no Tocantins procuramos resgatar essa agenda perdida e voltamos a fazer uma Agrotins porque ela é extremamente importante. O Tocantins precisa muito se movimentar porque a pandemia, para nós, anda ao lado da economia”, afirmou.

 

Halum, mostrando a evolução da agropecuária no estado, salientou os recentes números. O Tocantins teve, em 2019/2020, a maior safra de grãos de sua história. Foram mais de 5 milhões de toneladas, com destaque para soja, milho e arroz, com crescimentos de 14% em produtividade e de 4,5% em área plantada. Isso indica que a região vem adotando tecnologias no campo e aprimorando sua produtividade no cultivo de grãos.

 

Celso Moretti, presidente da Embrapa, também participou da abertura da feira. Segundo ele, “a Embrapa tem uma grande satisfação, não só de ser parceira da Agrotins (a empresa participou de todas as 20 edições). A pesquisa agropecuária que é desenvolvida pela Embrapa, pelas universidades, pela assistência técnica e extensão rural, o setor privado, os produtores que têm realmente contribuído para que a produção nos Cerrados brasileiros seja conduzida de forma competitiva e sustentável”.

 

Nesta edição, a empresa tem a participação de dezenas de suas Unidades, que estão mostrando várias tecnologias e resultados de suas pesquisas em diferentes formatos. São, por exemplo, apresentações ao vivo, publicações técnicas, vídeos, soluções tecnológicas e abertura para construção de parcerias com o setor privado. Além de um espaço digital no site oficial do evento, a Embrapa construiu um site próprio em que concentrou seus conteúdos voltados à feira: www.embrapa.br/agrotins-2020. Um dos destaques da participação na Agrotins 2020 é o lançamento de três tecnologias recentemente desenvolvidas: o Tambaplus; o consórcio entre soja e forrageiras; e o GeoMatopiba.

 

“Nós temos desde a Embrapa Pesca e Aquicultura, que é a nossa Unidade localizada em Palmas, e outras 21 Unidades que vêm de todo o Brasil para contribuir com a programação da Agrotins 2020. Apresentaremos durante a feira mais de 120 soluções e ativos tecnológicos que estão sendo colocados à disposição da agricultura do Tocantins e da região do Matopiba. Os nossos pesquisadores e analistas apresentarão palestras de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável da agricultura, da pecuária e do setor florestal”, explica Moretti.

 

 

Comentários (0)