Aulas na rede estadual retornam na próxima semana; Seduc reforça cuidados com a saúde

De acordo com a Seduc, as medidas foram redobradas porque, além da Covid-19, também está em trânsito no país o monkeypox, vírus responsável pela transmissão da varíola do macaco

Foto: Marcio Vieira
Descrição: Foto: Marcio Vieira Crédito: Marcio Vieira

O retorno das aulas na rede estadual de ensino está marcado para a próxima segunda-feira, 1º de agosto. Ao todo, o Estado conta com 148.983 estudantes retornando às salas de aula de forma presencial, em uma das 499 unidades de ensino espalhadas nos 139 municípios tocantinenses. "A atenção redobra neste momento porque, além do coronavírus, agora está em trânsito no país o monkeypox, vírus responsável pela transmissão da varíola do macaco", ressaltou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, a atenção em relação aos cuidados com a saúde serão intensificados. “Conforme o decreto divulgado em maio deste ano, orientamos que os estudantes e profissionais da educação sigam adotando medidas preventivas, em especial às que se referem à imunização e manutenção regular dos ciclos vacinais, uso de máscaras em ambientes fechados e utilização de álcool 70% para assepsia, assim como lavar as mãos com sabão e água corrente”, pontuou.

 

Em relação ao primeiro caso de varíola do macaco confirmado no Tocantins, a Seduc disse que encaminhou um documento orientador às unidades escolares, acompanhado por notas técnicas emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) referentes à prevenção e procedimentos a serem adotados em casos suspeitos.

 

Monkeypox 

 

De antemão, o secretário de Saúde do Tocantins, Afonso Piva de Santana, tranquiliza os pais de que a taxa de mortalidade desta doença é quase zero e, diferente do coronavírus, o monkeypox não é transmitido pelo ar. “A transmissão da varíola do macaco acontece principalmente com o contato. É como a catapora, que tem as erupções na pele. Se você pegar na mão de uma pessoa que está com as feridas, a tendência é você pegar também. Atos sexuais e beijos também são meios de contaminação”, explicou.

 

Comissões de segurança

 

Ainda conforme a Seduc, o Estado tem contado com a atuação das Comissões Locais de Segurança em Saúde e Prevenção à Covid-19 das Unidades Escolares (ColSaúde) e das Comissões Regionais de Segurança em Saúde e Prevenção à Covid-19 das Diretorias Regionais de Educação, responsáveis por agir em casos específicos dentro de sua jurisprudência.

 

“Considerando a realidade plural do Estado, informo que as lideranças escolares, compreendidas pelas equipes diretivas e pedagógicas, colaboradores e parceiros, possuem autonomia para acompanhar, avaliar e orientar caso a caso, bem como deliberar de forma responsável sobre as medidas de biossegurança que se fizerem necessárias nas unidades escolares”, assegurou o secretário Fábio Vaz.

 

A Seduc disponibilizou, ainda, dois canais para contato com a Unidade Técnica Executiva de Meio Ambiente e Saúde para esclarecimentos àqueles que julgarem necessário: telefone (63) 3218-6108; ou e-mail: ambiental@seduc.to.gov.br.

Comentários (0)