Banda de Música do Cemil irá representar o Tocantins em Campeonato Brasileiro

Ao todo, 15 bandas e fanfarras concorreram no certame tocantinense, sendo que a Banda do Cemil concorreu na Categoria Infantil e sagrou-se campeã.

Crédito: Divulgação

O Tocantins será representado pela Banda de Música do Colégio Esportivo Militar – Professora Margarida Lemos Dantas (Cemil), no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. A conquista da vaga ocorreu em Palmas, sábado passado, 14, em Palmas, durante o 3º Campeonato de Bandas e Fanfarras, promovido pela associação que reúne os grupos na modalidade no estado (ATBF).

 

Ao todo, 15 bandas e fanfarras concorreram no certame tocantinense, sendo que a Banda do Cemil concorreu na Categoria Infantil e sagrou-se campeã. “Nossa banda tem 24 músicos, mais a guarda-bandeira, que também concorreu à parte em um concurso apenas para a categoria dela e ficou na segunda colocação. A diferença é que a guarda-bandeira tem apenas a Categoria Geral, com todas concorrendo entre si”, explicou o segundo sargento Moisés Soares Lopes, regente da Banda.

 

A Banda foi instituída tão logo o Corpo de Bombeiros Militar formalizou a parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e assumiu a administração da então Escola Professora Margarida Lemos Dantas, em 2016. “A gente começou com apenas cinco alunos e hoje tem 24 tocando, mas as aulas de música contam com 50 integrantes que visam compor a banda também”, relata Moisés.

 

Batizada de Banda Tenente Milton Caetano, o grupo musical executa músicas cívicas como o Hino Nacional Brasileiro e músicas populares. “A gente tenta aproximar música de concerto junto à população, bem como músicas populares. Nosso repertório é bem variado”, diz o regente.

Comentários (0)