Comissão exclui quatro locais de votação para eleição do Sindifiscal; chapa reclama

Resolução foi publicada pela comissão sete dias antes do pleito, alegando falta de mesários. A chapa 01 reclama de favorecimento ao candidato à reeleição, Santiago de Almeida.

Crédito: Reprodução

Quatro locais de votação para a eleição do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal), marcada para o próximo sábado, 27, foram excluídos pela Comissão Eleitoral, conforme divulgado na Resolução nº 10/2021 no dia 20. A decisão anunciada sete dias antes do pleito causou indignação na chapa 01: “Reconstrução e União - Fisco Forte”, que tem como candidato à presidência José Rogério Jatobá e como vice Saulo Barreira Silva, que alegam que a resolução irá prejudicar a votação, pois o ato favoreceria a chapa 02, do candidato à reeleição, Santiago de Almeida e, em consequência, o resultado final. A comissão argumenta que a decisão foi tomada por falta de mesários voluntários.

 

Foram extinguidas as urnas para votação que estariam localizadas em Paraíso, Pedro Afonso, Miracema e Porto Nacional. Desta forma, os auditores fiscais que votariam em Pedro Afonso terão que votar em Colinas e, os que votariam em Paraíso, Miracema e Porto Nacional, em Palmas. Na resolução, a comissão diz que visa “ordenar de forma satisfatória o processo eletivo; bem como a necessidade de adequar os procedimentos às normas previstas no estatuto, para a perfeita realização do pleito eleitoral para o biênio 2022/2023”.

 

O vice-candidato da chapa 01, Saulo Barreira Silva, reclamou de falta de transparência no processo eleitoral e disse que a definição pode interferir no resultado, já que sua chapa perderá votos. “Faltando uma semana, ele extingue quatro sessões eleitorais. Os eleitores de lá, se quiserem, tem que vir à Palmas para voltar. Faltando uma semana, só porque ele sabe que essa região é onde a minha chapa tem maior predominância. É um absurdo, vamos entrar na justiça. É lamentável. Se tiver eleição limpa, estamos tranquilos, mas estão fazendo isso aí. Até agora não mostraram as urnas para a gente. Nós temos eleitores aposentados, doentes, de 70, 80 anos, que moram em Pedro Afonso, em Porto, onde que você vai fazer um aposentado vir à Palmas votar?”, questionou o candidato.

 

Uma mobilização reivindicando o direito dos auditores poderem votar de onde residem, feita por Everton Naves e Samuel Andrade, circula nas redes sociais. “É notório que todas estas localidades possuem uma predominância de votos da chapa 01. Tais atos maculam o processo eleitoral, e com isso, indiretamente, favorece a chapa 02, que tem o presidente do Sindifiscal como candidato, justamente quem indicou a Comissão Eleitoral. Não podemos permitir o cerceamento aos colegas das Regionais de Lotação descritas acima de votarem onde residem”, defende o texto. 

 

A Comissão Eleitoral é presidida por Clarismar Fernandes, e tem como membros Robispierre Melo e Marcos Maciel. O T1 Notícias solicitou posicionamento da delegação a respeito do caso e o espaço segue aberto.

Comentários (0)