Corpo de Bombeiros emite alertas para foliões e para banhistas em retiros

A corporação destaca a importância da adoção de medidas que evitem afogamentos e outras tragédias durante o período

Bombeiros militares observam banhistas em praia no sul do estado
Descrição: Bombeiros militares observam banhistas em praia no sul do estado Crédito: Divulgação

A adoção de medidas de segurança nos espaços de eventos durante o período de carnaval é uma das orientações do Corpo de Bombeiros Militar aos organizadores. Com o alerta, a corporação quer que as pessoas brinquem o carnaval, ou aproveitem ao máximo o ambiente dos retiros, sem existência de problemas como afogamentos e outras tragédias.

 

O CBMTO reafirma que, nos locais onde vão acontecer as festas particulares no carnaval, deva existir equipamentos como extintores de incêndios, placas de sinalização informando os pontos de fuga (entrada e saída), capacidade de pessoas no recinto, entre outras, de acordo com o tamanho e a destinação do ambiente.

 

A orientação não é muito diferente para os locais de retiros, onde deve existir meios de prevenção e socorro que auxiliem nos atendimentos, tipo: colete salva-vidas, caixa de primeiros socorros, boias amarradas a um pedaço de corda e outros itens de segurança, todos à vista e em local de fácil acesso e uso.

 

“É importante as pessoas saberem que esses locais são privados e a segurança pública não estará por lá, então as medidas de segurança vão ficar a cargo do organizador”, destacou o major Antônio Luiz Soares da Silva, gerente do Sistema Integrado de Operações (SIOP). “É importante que ele esteja atento aos riscos presentes no ambiente”, completou.

 

Comuns em muitas chácaras e propriedades rurais em todo o estado, os lagos, represas e rios são os que mais requerem estado de alerta para se evitar afogamentos. “Para o organizador se antecipar a esse fato [afogamento] é importante ter uma boia amarrada a uma corda, saber a profundidade do local e orientar as pessoas a tomar banho apenas onde há profundidade segura”, pontuou o major.

 

Nadar e se afastar das demais pessoas, fazer brincadeiras de travessias em locais com correntezas, bem como saltar de elevações são atitudes que o CBM não recomenda. “Esses são riscos que podem levar a óbito por afogamento muito rapidamente”, alertou o major Soares.

 

Durante os eventos, seja carnaval ou retiros, as crianças também merecem cuidados especiais. A orientação é que elas não fiquem a sós, sobretudo na água. “Não deixar a criança tomar banho sozinha e de preferência, sempre que ela for para a água, ela esteja de colete salva-vidas e tenha um adulto à distância máxima de um braço”, relatou Soares.

 

Aos foliões que gostam de ingerir bebidas alcoólicas, a recomendação é não ir para a água para nadar. “Se for, que seja em local de profundidade segura e acompanhados por alguém que possa socorrê-los num pânico”, frisou o major.

 

Obrigatoriamente, para quem vai para os rios, lagos e represas com embarcações, deve-se usar colete salva-vidas.

 

“Nossa estatística de afogamento no Tocantins é 14 vezes maior que a estatística do país, devido às características dos nossos rios, águas hostis, rios largos e correntezas fortes. O usuário precisa usar o colete salva-vidas”, completou Soares.

 

“Todo ano tem morte por afogamento nos eventos, tanto em locais públicos, quanto nos privados, tipo retiros, excursões, acampamentos familiares e de igrejas”, concluiu Soares.

Comentários (0)