Palmas, Tocantins -
Ampliação

Correios e SSP assinam protocolo para ampliar serviços do Balcão do Cidadão

Instituições como ministérios, tribunais e prefeituras, por meio do Balcão do Cidadão, poderão ampliar o acesso a serviços como emissão de CPF, entre outras conveniências.
- Atualizada em
Protocolo será assinado nesta terça-feira, 23. Da Web

Nesta terça-feira, 23, os Correios e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP) assinarão o Protocolo de Intenções do serviço Balcão do Cidadão Correios. A iniciativa prevê a disponibilização de serviços públicos com qualidade, comodidade e conveniência nas agências dos Correios. O evento será às 09h30 no Instituto de Identificação, em Palmas.

 

Instituições como ministérios, tribunais e prefeituras, por meio do Balcão do Cidadão, poderão ampliar o acesso a serviços como emissão de CPF, entre outras conveniências, com a oportunidade de utilizar a infraestrutura e a capilaridade da estatal e o evento contará com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio.

 

A iniciativa Balcão do Cidadão dos Correios já chegou em 21 Estados e obteve a assinatura de 12 protocolos de intenções com governos estaduais e órgãos públicos. No Rio de Janeiro, por exemplo, os Correios assinaram protocolo de intenções com o Detran, que terá em cada agência da empresa um ponto de apoio para oferecer serviços públicos. Em Porto Alegre, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul também firmou parceria para utilizar a infraestrutura da estatal na captação e validação de documentos e na emissão de 2ª via.

 

No Rio Grande do Norte, alguns projetos já estão em andamento como a emissão de carteira de identidade, em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia do estado. No Ceará, a assinatura do protocolo de intenções com o Banco do Nordeste prevê a prestação de serviços financeiros nas agências dos Correios no estado. Já em Brasília, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Telebras firmaram parceria com a estatal para o desenvolvimento de projetos voltados para conectividade e telecomunicações.

 

Logística premiada

 

Com uma capilaridade de mais de 11 mil pontos de atendimento instaladas pelo país, os Correios se colocam como centrais de serviços, onde os cidadãos podem encontrar soluções importantes e necessárias ao seu dia a dia. A empresa já presta vários serviços em suas agências, como a emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de certificado digital; entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT); e pagamento de aposentados de INSS por meio do Banco Postal.

 

Essa capacidade de apoiar a promoção de políticas públicas foi reconhecida internacionalmente em junho desse ano, quando os Correios venceram o World Mail Awards 2019, o “Óscar” do setor postal mundial, na categoria “Atendimento ao Cliente”. A estatal recebeu o prêmio pela mega operação de entrega de mais de 10 milhões de kits para TV digital a beneficiários de programas sociais do governo federal, em todo o Brasil. A ação foi contratada pela entidade não governamental Seja Digital.