Dia da Bandeira é celebrado pela PM em solenidade na Praça dos Girassóis

A cerimônia foi prestigiada pelo governador Mauro Carlesse e demais autoridades civis e militares

Cerimônia na Praça dos Girassóis, em Palmas.
Descrição: Cerimônia na Praça dos Girassóis, em Palmas. Crédito: Crédito das fotos: Ademir dos Anjos.

Em alusão ao “Dia da Bandeira”, a Polícia Militar (PM) realizou ao meio dia desta terça-feira, 19, na Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado, em Palmas, a solenidade de culto à Bandeira do Brasil e a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis. O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Antônio Andrade, e o comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, participaram do evento, que contou com a presença de parte do efetivo das unidades da capital.

 

A solenidade teve início com a apresentação da tropa ao governador, feita pelo subchefe do estado maior da PM, coronel Jefferson Nunes Alecrim. Na sequência foi feita a leitura da ordem do dia, em referência ao Dia da Bandeira, lembrando sua criação e significado. O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Tocantins e de Palmas, foi feito pelo governador Mauro Carlesse, deputado Antônio Andrade e pelo comandante geral da PM.  

 

A praça mais antiga presente no evento, subtenente José Magdones Gomes de Morais, foi convidado a deslocar até a pira onde estavam dispostas as bandeiras consideradas inservíveis e proceder o ato solene de incineração. Em seguida, todos os presentes, em posição de respeito, cantaram o hino à bandeira, sob os acordes da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins.

 

Em suas palavras, o comandante geral da PM lembrou da importância do culto aos símbolos nacionais, em especial à bandeira, necessários ao fortalecimento da disciplina militar e ao sentimento patriótico. "Agradeço ao governador Mauro Carlesse pelo suporte dado à instituição na realização de sua missão, e aos policiais militares que lutam diariamente para trazer a paz que a sociedade tocantinense tanto deseja", destacou coronel Jaizon.

 

“Só quero agradecer a vocês pelo trabalho, dedicação e por sempre estarem a frente das grandes batalhas, defendendo o povo do tocantinense”, respondeu o governador Mauro Carlesse.

 

O governador encerrou a solenidade convidando os policiais que estavam em forma a irem até sua sala, no Palácio Araguaia, onde tiraram uma foto para registrar o momento.

 

Dia da Bandeira

 

No Brasil o dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro, quatro dias após a proclamação da República, data em que foi instituída a bandeira nacional republicana, no ano de 1889, por meio do decreto nº 4, preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório. Segundo consta na Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, nesse dia são realizadas cerimônias de hasteamento da bandeira, também chamada de pavilhão nacional, pontualmente às 12 horas e são realizadas solenidades especiais, como a incineração das bandeiras em mau estado de preservação, que acontece geralmente nas unidades militares.

 

 

Comentários (0)