Em 30 anos, Unitins formou 90 mil profissionais; comemoração homenageará Siqueira

Solenidade acontecerá no dia 18, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 14h30

Crédito: Governo do Tocantins - Divulgação

Criada em fevereiro de 1990, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) chega aos seus 30 anos com muitas histórias e conquistas para contar. A solenidade de comemoração acontecerá no próximo dia 18, às 14h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

 

O evento será marcado por homenagens, com entregas de menções honrosas, lançamentos e apresentação da trajetória da instituição, a primeira universidade do Tocantins. O ex-governador José Wilson Siqueira Campos, responsável pela criação da Unitins, receberá a outorga de Doutor Honoris Causa, maior diplomação e honraria que as Universidades podem conceder.

 

Em três décadas, a Unitins já formou e diplomou cerca de 90 mil profissionais em todas as áreas de conhecimento e em todas as regiões do País. No Tocantins, está presente atualmente com câmpus nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. Além disso, possui unidades de pesquisa nos municípios de Formoso do Araguaia, Miranorte, Araguaína e está presente em Porto Nacional com o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) e o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi.

 

A Unitins tem cerca de 2.500 acadêmicos matriculados por semestre em 15 cursos de graduação presenciais e gratuitos.

 

Doutor Honoris Causa

 

Em seu estatuto, a Unitins prevê a concessão do título Doutor Honoris Causa a personalidades que tenham se distinguido, seja pelo saber, atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. 

 

Responsável pela criação do Estado do Tocantins, em 1988, Siqueira Campos viu à época a necessidade de formação de nível superior para as demandas da sociedade. Com isso, criou a primeira universidade do Estado, necessária para qualificação de recursos humanos, produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, principalmente voltadas às questões do desenvolvimento regional. Desse modo, a concessão do título ao ex-governador é o reconhecimento pelo seu trabalho de criação e expansão da universidade, já que em seu último mandato como governador, por meio da Lei Estadual n. 2.829, de 26 de março de 2014, criou na estrutura da Unitins mais três câmpus: Araguatins, com os cursos de Letras e Pedagogia; Augustinópolis, com os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem; e Dianópolis, com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A criação desses novos câmpus possibilitou o acesso à formação em nível superior para diferentes regiões do Estado do Tocantins de forma gratuita. 

 

Biografia

 

José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato no Ceará, em 1928, filho de mestre Pacífico Siqueira Campos e de dona Regina Siqueira Campos. Sua vida pública teve início em 1965, ao se se eleger vereador em Colinas. A partir de 1971 foi eleito deputado federal e reeleito por mais quatro mandatos como representante do norte goiano. Participou do movimento em prol da criação do Estado do Tocantins e, como deputado federal, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia Constituinte a fusão de emendas que, com a Constituição Federal de 1988, deu origem a um novo estado da Federação. Foi o primeiro governador do Tocantins, eleito para um mandato de dois anos, de 1989 a 1991, e voltou a ocupar o cargo por mais três mandatos, nos períodos de 1995 a 1998; 1999 a 2003; e 2011 a 2014.

 

Comentários (0)