Em áudio, gerente orienta assintomáticos a trabalharem: Seciju nega orientação

Denúncia foi encaminhada por leitor do portal. Em nota, Seciju diz que não há qualquer orientação quanto a servidores positivados com Covid-19 trabalharem

Sede da Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins
Descrição: Sede da Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins Crédito: Divulgação/Secom

Uma denúncia encaminhada de forma anônima por um leitor do T1 Notícias no início desta semana, acompanhada de um áudio em que o gerente da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Cleber Solano, orientava no sábado, 22, os servidores que haviam tido contato direto com outros dois que testaram positivo para a Covid-19 a permanecerem no trabalho caso estivessem assintomáticos foi negada pela Seciju, por meio de nota, que garante que a determinação é que "em casos suspeitos de Covid-19, os servidores devem ser afastados do trabalho e buscar o Sistema de Saúde".

 

No áudio, o gerente diz que conversou com um dos servidores no dia anterior, que ele estava assintomático e trabalharia no plantão de sábado, 22, além de orientar que os outros colaboradores que não estivessem com sintomas trabalhassem normalmente. "Eu falei com ele ontem, ele falou que viria trabalhar hoje, porém sem sintoma algum. Então, tem muita gente testando positivo, porém assintomático e aí essa questão da transmissão já é uma outra situação. O plantão que está hoje quem esteve contato, observa, vê se vai sentir alguma coisa, se sentir alguma coisa se isola e procura fazer o teste, caso não sinta nada, vida que segue", disse.

 

Questionada, a Seciju refutou a denúncia e explicou que "dois servidores da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas testaram positivo para Covid-19, ambos assintomáticos, no dia em que estavam de plantão, sábado, 22. Logo que houve o resultado do exame, ambos foram para casa para ficarem em isolamento, conforme protocolo desta Secretaria", pontuou.


A pasta afirmou, ainda, que "não há qualquer orientação quanto a servidores positivados com Covid-19 trabalharem, até porque seguimos os protocolos das autoridades sanitárias, bem como as recomendações do Governo do Tocantins desde o início desta Pandemia. Com isso, a informação de que houve uma orientação quanto a continuidade da jornada de trabalho com teste positivo para Covid-19 não procede".


Confira a nota da Seciju na íntegra:

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, informa que, no âmbito desta Pasta, não há qualquer orientação quanto a servidores positivados com Covid-19 trabalharem, até porque seguimos os protocolos das autoridades sanitárias, bem como as recomendações do Governo do Tocantins desde o início desta Pandemia. Com isso, a informação de que houve uma orientação quanto a continuidade da jornada de trabalho com teste positivo para Covid-19 não procede. 

 

A Seciju explica que dois servidores da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas testaram positivo para Covid-19, ambos assintomáticos, no dia em que estavam de plantão, sábado, 22. Logo que houve o resultado do exame, ambos foram para casa para ficarem em isolamento, conforme protocolo desta Secretaria.

 

A Seciju orienta ainda que, em casos suspeitos de Covid-19, os servidores devem ser afastados do trabalho e buscar o Sistema de Saúde, público ou particular, para triagem e realização da testagem. Em casos positivos, o servidor deverá cumprir o isolamento, conforme orientação do Ministério de Saúde. 

 

Além disso, a Pasta promove a desinfecção e sanitização dos ambientes de trabalho rotineiramente, inclusive da Central de Monitoramento que  passou pelo protocolo, e disponibiliza aos servidores equipamentos de proteção individual, além de realizar campanhas contínuas de orientação quanto aos cuidados que devem ser tomados, como a vacinação, distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante com álcool em gel, além de higienização dos espaços de trabalho com álcool 70%. Ressaltamos ainda que, no âmbito do Sistema Penal, a Pasta articula a testagem e vacinação tanto de servidores quanto de custodiados, prezando pela preservação da saúde de todos.

Comentários (0)