Em visita à Sics, técnicos pedem apoio para realização de pesquisas econômicas anuais

Coleta das informações iniciou-se em abril deste ano mas, até o momento, apenas 10% dos questionários distribuídos junto às empresas foram respondidos.

Crédito: Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) visitaram a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), nesta terça-feira, 04,  para pedir apoio do Governo do Tocantins na realização das pesquisas econômicas estruturais/anuais de Indústria (PIA-empresas e  PIA-Produto), Construção (PAIC), Comércio (PAC) e Serviços (PAS). Em função da pandemia do novo coronavírus, os técnicos  do órgão estão enfrentando dificuldades em coletar os dados.

 

Prevista para encerrar em novembro, a coleta das informações iniciou-se em abril deste ano mas, até o momento, apenas 10% dos questionários distribuídos junto às empresas foram respondidos. No Tocantins, o IBGE espera atingir 1.980 empresas, sendo 1.482 em Palmas.

 

Em função da pandemia, os dados estão sendo coletados através de um questionário eletrônico auto preenchido que é enviado aos  informantes, podendo ser respondido por e-mail ou telefone.  Segundo a supervisora das pesquisas por empresas, Ângela Brito Anes, os técnicos do IBGE estão enfrentando muitas dificuldades para concluir o trabalho em virtude de não encontrar os responsáveis pelas empresas. “A gente espera uma parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços para conscientizar o empresário a participar da pesquisa, reiterou.

 

A supervisora reforçou ainda a importância da necessidade dos empresários atenderem o IBGE para garantir que as informações tão relevantes para o País continuem sendo produzidas.

 

Na ocasião, o  coordenador operacional do Censo Demográfico, Roniglese Pereira, realizou uma breve explanação da metodologia adotada pelo órgão na coleta das informações.  O coordenador apresentou também os principais indicadores dos setores econômicos levantados pelo IBGE que podem contribuir na elaboração de políticas públicas.

 

Encaminhamentos

 

A reunião foi conduzida pelo novo superintendente da Sics, Iranilson Mota, acompanhado pela diretora de Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro e técnicos da pasta.  Como encaminhamento, a Sics irá planejar uma ação estratégica para contribuir com o IBGE no sentido de conscientizar o empresário sobre a importância da pesquisa para a obtenção de dados fidedignos.

 

Foi proposto também a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos para alinhar melhor as ações. Para o secretário Tom Lyra, o IBGE é uma fonte fundamental de dados para o conhecimento da realidade do País e do nosso estado. “Esta parceria entre a SICS e o IBGE só vem contribuir para o melhor posicionamento dos indicadores econômicos na elaboração de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico do Tocantins”, completou.

 

Pesquisas

 

A Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa),  a Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA-Produto), a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC) e a Pesquisa Anual de Comércio ( PAC) e  Pesquisa Anual de Serviços ( PAS) fazem parte do Programa Anual das Pesquisas Estruturais por Empresa do IBGE e tem como objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços no País e suas transformações no tempo.

Comentários (0)