Enchentes deixam 2,7 mil tocantinenses desalojados e 334 desabrigados

Atualmente, 31 municípios impactados pelas chuvas são monitorados. Segundo a Defesa Civil, outras regiões que apresentam problemas também recebem acompanhamento

Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

A Defesa Civil informou, em boletim divulgado na manhã desta sexta-feira, 21, que 2.774 pessoas estão desalojadas no Tocantins por causa das enchentes e estão em casas de parentes, amigos ou vizinhos, nas cidades de Araguanã, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, Sampaio e Itaguatins.

 

Outras 334 estão desabrigadas (em abrigos públicos) nos municípios de Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois, Pedro Afonso e Tupirama. 

 

Atualmente, 31 municípios impactados pelas chuvas são monitorados. Outras regiões que apresentam problemas também recebem acompanhamento. 

 

Nesta sexta, as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão atuando em cinco municípios (Região Centro-Oeste e Região do Bico), porém com a possibilidade de atender cidades vizinhas (para a região do Bico do Papagaio) e/ou aqueles onde houver necessidade.

 

Conforme a Defesa Civil, o decreto de situação de emergência do Governo do Tocantins está em finalização de análise para reconhecimento. Além disso, um município teve decreto de situação de emergência reconhecido pelo Governo Federal; outros sete municípios estão em processo de reconhecimento.

 

Resumo 

 

RESUMO BOLETIM DIÁRIO - ENCHENTES/INUNDAÇÕES NO TOCANTINS – 21/01/2022


DESABRIGADOS: 334 (pessoas que estão em abrigos públicos ou locais cedidos pelo poder público)


(Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois, Pedro Afonso e Tupirama)


DESALOJADOS: 2.774 (pessoas que estão em casa de parentes, amigos, vizinhos e ou terceiros)


(Araguanã, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel; São Sebastião, Sampaio e Itaguatins)


Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estarão atuando no dia de hoje em 05 municípios (Região Centro-Oeste e Região do Bico), porém com possibilidade de atender municípios vizinhos (para a região do Bico do Papagaio) e ou aqueles onde houver necessidade, com equipes em prontidão.


31 municípios com acompanhamento mais de perto, porém a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros monitora todas as regiões com problemas em razão das enchentes e inundações.


O Decreto de Situação de Emergência do Governo do Tocantins, está em finalização de análise para reconhecimento


01 Município com Decreto de Situação de Emergência Reconhecido pelo Governo Federal;


07 Municípios com Processo de Reconhecimento de Situação de Emergência no Sistema S2ID.


Fechamento em 21/01/2022 – 10h45


(Vale lembrar que os dados são constantemente atualizados, algumas pessoas que estão na condição de desalojados podem ir para a condição de desabrigados e vice-versa).

Comentários (0)