Ex-governador e suplente no Senado, Siqueira Campos comemora 92 anos neste sábado, 1º

Em nota, o governador Mauro Carlesse parabenizou o ex-gestor por esta data. “Hoje é dia de homenagearmos Siqueira Campos, ex-governador do Tocantins, pelos seus 92 anos” disse.

Crédito: Reprodução

O primeiro governador do estado e que ocupou o cargo por quatro mandatos, Siqueira Campos comemora 92 anos neste sábado, 1º. Atualmente, ele é o primeiro suplente de senador, na cadeira ocupada por Eduardo Gomes no Senado Federal. 


 

Em nota, o governador Mauro Carlesse parabenizou o ex-gestor por esta data. “Hoje é dia de homenagearmos Siqueira Campos, ex-governador do Tocantins, pelos seus 92 anos” disse.“Homem ilustre, que nos enche de orgulho por sua importante participação na história do Tocantins. Ele fez greve de fome na Constituinte de 1988 para forçar o desmembramento do norte de Goiás, se tornou quatro vezes governador do Estado e também assumiu uma cadeira no Senado. Por suas importantes ações como homem público, ajudou a dar mais dignidade a milhões de tocantinenses” continuou.

.

Por fim, Carlesse desejou forças e saúde ao ex-governador “para que continue compartilhando saber e experiência. Deus o abençoe. Receba o meu abraço amigo Siqueira Campos”

 

A deputada federal Dorinha expressou também felicitações ao ex-governador.  "Quero expressar a minha emoção em testemunhar mais um ano de vida do eterno governador Siqueira Campos. Antes de ser o grande homem que todos conhecem pelo registro oficial da história, Siqueira é exemplo, é inspiração, amor pela coisa pública e ao mesmo tempo singeleza, sensibilidade e cuidado - características que ele levará consigo por todos os anos de sua vida e se perpetuarão em nós, agentes políticos honrados pela convivência e aprendizado que Deus nos proporciona hoje, e nos proporcionou durante todo o vigor de sua honrada  trajetória, até aqui" declarou.

 

A deputada prosseguiu dizendo que " Siqueira Campos é história viva, é um grande patrimônio do Tocantins! Sua lucidez, sua contribuição e sua doação são presentes que nos inspiram a imitar seus feitos e a lutar enquanto forças e fôlego tivermos".

 

Presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade: É com o sentimento de que a história o imortalizará pelos feitos em favor do povo tocantinense e do Brasil, que festejamos mais um aniversário do criador do Estado do Tocantins e de Palmas, José Wilson Siqueira Campos, neste dia 1º de agosto de 2020. Obrigado, Siqueira, por encarnar e tornar realidade, com a participação de todos nós, o sonho da criação do Estado do Tocantins, transformando um mundo de dificuldades e sofrimento no corredor da esperança e de prosperidade, abrindo espaço para todos os brasileiros. Vida longa, com saúde e paz de espírito, são os nossos votos.
 

Vereador Lúcio Campelo: "Um tocantinense ilustre e que nos enche de orgulho por sua importante participação na história do Tocantins. Um homem forte e que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado. Parabéns! Peço a Deus que lhe dê muita saúde e alegrias para que continue compartilhando saber e experiência", parabeniza Campelo. 

 

Trajetória 

 

Siqueira Campos é reconhecido por sua luta pela criação, implantação e desenvolvimento do Estado do Tocantins. Ainda na década de 70, na condição de deputado federal, apresentou propostas de divisão territorial - todas vetadas. Mesmo com as negativas que sofria, não desistiu e chegou a fazer greve de fome, contribuindo para a criação da Comissão de Redivisão Territorial. Em 1987, lideranças consideraram o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de autonomia do norte goiano pelo qual lutavam muitas gerações. Movimentos como a Conorte - Comissão de Estudos dos Problemas do Norte - apresentou à Assembleia Constituinte emenda com mais de 80 mil assinaturas, como reforço a proposta de criação. Com o cenário favorável, o deputado Siqueira, relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia, Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, votada e aprovada, dando origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição de 1988. 

 

Com o Estado criado, Siqueira Campos ocupou o cargo de primeiro governador do Tocantins, para o mandato de dois anos. Foi eleito e governou o Estado em outros três mandatos. Também foi idealizador de Palmas, a mais nova e última Capital planejada do Brasil. Antes do Tocantins, Siqueira era deputado federal por Goiás e já foi vereador na cidade de Colinas (GO).

 


 

Comentários (0)