Palmas, Tocantins -

Estado


22º Batalhão de Infantaria
3.197 visualizações

Exército convoca reservistas licenciados do serviço ativo nos últimos cinco anos

Em Palmas, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) instalará em suas dependências um Centro de Apresentação, que funcionará durante os dias de expediente
- Atualizada em
Divulgação

Entre os dias 9 e 16, o Exército realizará o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) em todo o território nacional. A participação anual no EXAR é obrigatória para os reservistas licenciados do serviço ativo das Forças Armadas nos últimos cinco anos, principalmente para aqueles que cumpriram o serviço militar inicial ou serviço militar temporário, portadores do Certificado de Reservista ou da Certidão de Situação Militar.

 

Estão convocados para o EXAR/2019, os cidadãos que se enquadrem nos seguintes universos: oficiais e praças de carreira, transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada, concludentes de cursos realizados em órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); e praças reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados.

 

Em Palmas, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) instalará em suas dependências um Centro de Apresentação, que funcionará durante os dias de expediente. Os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro de 2014 a 30 de novembro de 2019, inclusive, poderão se apresentar de 9 a 13 de dezembro, no horário das 9 às 17 horas, e na sexta-feira, das 8 às 12 horas.

 

O EXAR tem como objetivo praticar o mecanismo de apresentação dos militares da reserva, visando à validação da doutrina de mobilização de pessoal, através da constante atualização de informações do banco de dados daqueles que se encontram na situação de disponibilidade, e constituem a reserva mobilizável da Força Terrestre.

 

Considerando que o pressuposto do EXAR é a atualização dos dados pessoais e de correspondência, a apresentação do reservista nos quatro primeiros anos poderá ser realizada via internet, no site www.exarnet.eb.mil.br, de 1º de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020. A quinta e última apresentação, deverá ser realizada obrigatoriamente de maneira presencial no 22º BI ou em qualquer Organização Militar do Exército ou até mesmo nas Juntas de Serviço Militar dos municípios.

 

O reservista residente em Palmas, que não realizar a apresentação presencial no período estabelecido, ainda poderá se apresentar no 22º BI, respeitado o horário de expediente, sem incorrer em multa, até o dia 31 de janeiro de 2020.

 

Multa

 

A falta de participação no EXAR, seja presencial ou pela internet, acarretará na cobrança de multa quando da apresentação para regularizar a situação. Enquanto estiver com pendência na sua situação militar, o cidadão terá dificuldades na solução de problemas junto a outros órgãos públicos, instituições de ensino ou empresas da iniciativa privada.