Exigências da Junta para abonar falta de servidores com Covid é questionada

Pauta do Leitor chama a atenção para exigências da Junta Médica para dar licença e assim abonar faltas dos servidores com Covid-19; leitores reclamam da burocracia... Secad responde

Crédito: Arquivo Secom Tocantins

A relação de documentos que vem sendo exigida pela Secad (Secretaria da Administração) para atender requisição à Junta Médica por Covid-19 está causando transtornos a servidores que já sofrem com a doença, e para os quais não basta apenas apresentar o resultado positivo ao Estado.

 

A reclamação foi encaminhada por leitores do T1 Notícias, que encaminhou questionamento ainda ontem, quarta-feira, 12, à Secad. A relação, que inclui inclusive um laudo médico, foi confirmada pela assessoria de imprensa da pasta.

“Em plena pandemia estão dificultando a vida que quem deveria ficar isolado. A pessoa é obrigada a ir ao médico atrás de laudo para ser preenchido na folha específica da Junta, mesmo com o teste positivo em mãos, ou seja, obrigam a pessoa ficar circulando”, reclamou um familiar de um caso positivo. Nem todos tem quem faça essas tarefas de rua.

 

O laudo, que na lista aparece como opcional, tem sido exigido como obrigatório, garante uma servidora que precisou providenciar a relação dos documentos. “Na hora da fragilidade da doença, você quer se isolar e não ficar correndo atrás de médico, de laudo, de burocracia para mandar pra Secad”, finalizou a leitora.

 

O T1 Notícias questionou a necessidade de todos estes documentos e aguarda resposta. Confira a nota da Secad.

 

Nota da Secad

 

A Secretaria de Estado da Administração esclarece que o servidor que testar positivo para Covid-19 deverá encaminhar o resultado de exame e o atestado médico para avaliação da Junta Médica via setorial de Recursos Humanos. Neste caso o servidor deverá solicitar Licença Médica.

 

Para esta solicitação deverá apresentar os seguintes documentos:

- Atestado médico;

- Formulário de Requerimentos diversos – RD

- Declaração hospitalar com data de internação e alta, quando for o caso;

- Cópia do último contracheque ou ficha cadastral do servidor;

- Documentos pessoais;

- Caso o servidor tenha algum laudo comprobatório da doença, anexar a documentação.

Em caso de dúvidas o servidor deverá entrar em contato com o setorial de Recursos Humanos do seu órgão de lotação.

 

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