Hemocentro necessita de doações urgentes; estoque está em estado crítico

Segundo a superintendente Pollyana Gomes Pimenta, a baixa é resultante da diminuição de doadores no período de férias.

Crédito: Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

O Hemocentro Coordenador de Palmas está com baixa no estoque de bolsas para todos os tipos sanguíneos e necessita de doações urgentes para normalizar o estoque. Devido à falta de comparecimento regular, muitas vezes é necessário ligar para que os doadores façam suas doações, principalmente, quando o volume está crítico, como é o caso do sangue O-.

 

Segundo a superintendente que responde pela Política Estadual do Sangue e Hemoderivados do Estado do Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, a baixa é resultante da diminuição de doadores no período de férias.

 

A superintendente informa que a doação pode ser realizada em qualquer unidade da Hemorrede (Palmas, Araguaína, Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional). Em Palmas e Araguaína, o horário de funcionamento é de segunda-feira às sextas-feiras, das 07 às 18 horas e aos sábados das 07 às 12 horas. Em Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional o funcionamento é de segunda à sexta, das 07 às 12 horas.

 

Como doar

 

A Gerência de Captação de doadores do Estado alerta a população sobre alguns requisitos importantes que devem ser observados na hora de doar sangue. O candidato precisa ter de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto. Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso apenas ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

 

Unidades de coleta

 

Toda sociedade pode ajudar a manter os estoques abastecidos, para isso basta procurar uma unidade de coleta mais próxima e fazer a doação.

 

Hemocentro Regional de Araguaína, Rua 13 de maio, nº1336, Centro, 3411-2915/2916/2917;

 

Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi, Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro, Telefones/Fax: 3312-2237;

 

Unidades de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro, Telefones/Fax: 3363-8321;

 

Unidades de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro, Telefones/ Fax: 3456-1343; A Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas também receberá doadores.

Comentários (0)