Identificado corpo de jovem achado morto no final do ano; causa é investigada

O nome do rapaz não foi divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)

Investigações seguem em andamento.
Descrição: Investigações seguem em andamento. Crédito: Dennis Tavares - SSP TO

O Instituto Médico Legal (MIL) já conseguiu identificar corpo de um rapaz de 26 anos, morto durante as festividades de fim de ano em Colinas do Tocantins, na região Centro- Norte do Estado. Entretanto, as investigações acerca do crime ainda estão em andamento. Foi através do prontuário médico identificado no Hospital Regional de Araguaína (HRA) que foi possível fazer o reconhecimento e posterior sepultamento do corpo pelos familiares da vítima.

 

O nome do rapaz não foi divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A pasta também não informou onde o corpo havia sido encontrado e nem em quais circustâncias.

 

Segundo a diretora do Instituto Médico Legal (IML), Georgiana Ferreira Ramos, no processo de identificação humana, o perito odontolegista busca características ósseas e dentais distintivas que permitam associar dados ante-mortem (AM), provenientes de uma pessoa desaparecida, a dados post-mortem (PM), coletados durante o exame cadavérico. Estas características podem ser de ordem morfológica, terapêutica ou patológica e podem ser extraídas de prontuários médico-hospitalar ou de clínicas odontológicas.

 

No caso do rapaz identificado, a diretora explica que durante o exame cadavérico  foi observada a presença de fraturas ante morte nos ossos da mandíbula, arco zigomático e clavícula e que pelo exame antropológico foi confirmado o sexo masculino. “Foi realizado também o exame odontolegal, que apontou muitas características individualizadoras”, informou a diretora.

 

Georgiana Ramos esclareceu também que, por meio de busca realizada pelos servidores da seção especializada em Antropologia Forense e familiares da suposta vítima junto ao hospital Regional de Araguaína - HRA, o prontuário de atendimento da vítima constando as fraturas foi encontrado, permitindo o exame comparativo pela perícia. “Ambos os achados, AM e PM, coincidiram quanto aos caracteres neles contidos, resultando em identificação humana positiva”, afirmou.

 

Laudos

 

A diretora ressalta ainda a importância de se manter intactos laudos médicos e odontológicos que podem servir como documentos comprobatórios na identificação em corpos carbonizados, em decomposição, esqueletizados e que não se identifique visualmente. “O IML ressalta a importância do correto preenchimento, arquivamento e atualização desses documentos médico legais uma vez que eles podem respaldar necessidades da Justiça, especialmente em casos de identificação humana”, afirmou a diretora.

 

Investigações

 

A Polícia Civil do Tocantins informa que as investigações a respeito da morte do jovem, como causa e possíveis autores estão em fase inicial, sob a responsabilidade da Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC - Colinas do Tocantins).
 

Comentários (0)