Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá três etnias na Aldeia Fontoura

Competição acontece neste final de semana, com apoio do Governo do Estado.

Parte viva da tradição Karajá, os Aruanãs vão dançar na abertura
Descrição: Parte viva da tradição Karajá, os Aruanãs vão dançar na abertura Crédito: Emerson Silva/Governo do Tocantins

A prática esportiva é tão importante para os povos indígenas quanto suas festas mais tradicionais. Prova disso é o sucesso dos Jogos Indígenas, em suas edições nacionais e internacionais, com importante participação do Tocantins, que já sediou duas competições, em Porto Nacional e Palmas, sempre com performance vitoriosa das etnias locais. Seguindo o costume, a aldeia Karajá Fontoura, na Ilha do Bananal, realiza neste fim de semana os Jogos dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal.

 

A programação começou nesta quinta, 19, com a participação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, que conduziu um workshop para discutir o desenvolvimento de projeto de etnoturismo. “A Ilha do Bananal é habitada pelos povos Karajá e Javaé e possui grande potencial, tanto para a atividade da pesca esportiva, quanto na apresentação de suas festas tradicionais”, pontua o gestor, lembrando que o governador Mauro Carlesse está sensível às demandas das comunidades indígenas tocantinenses e vê no turismo uma saída para a geração de renda e para a preservação cultural.

 

Nesta semana, o cacique Cleber Ixydeo Karajá esteve na sede da Adetuc para apresentar detalhes do evento ao presidente da pasta. Segundo ele, são aguardadas cerca de 3 mil pessoas, de 27 aldeias das etnias Karajá, Javaé e Tapirapé, que são do Mato Grosso, mas possuem aldeias na Ilha.

 

“Queremos mostrar esse resgate das aldeias que estão esquecendo da cultura e incentivar nossas crianças”, disse o cacique, lembrando que a aldeia, onde vivem 860 pessoas, terá condições de receber tantos visitantes graças ao apoio do Governo do Estado, das prefeituras e Lagoa da Confusão (TO) e Luciara (MT), bem como da Associação Indígena Aldeia Fontoura (Assif).

 

Jogos

 

A programação começa na sexta, 20, com a recepção aos indígenas das aldeias convidadas. Na manhã do dia 21 será feita a abertura oficial, no campo de futebol, com a passagem dos Aruanãs e danças tradicionais.

 

No sábado e no domingo haverá jogos de futebol, masculino e feminino, e competições de natação (masculino/feminino), corrida de corrida de 100 metros (masculino/feminino), minimaratona, sendo 5 km para homens e 3 km para mulheres, além de luta corporal (masculino/feminino).


 

 

Comentários (0)