Jornalista do Tocantins ministra palestra sobre luto em Portugal

Janete Monteiro Gomes é uma das palestrantes no Colóquio Apoio ao Luto, que acontecerá na próxima sexta-feira, 28, na Universidade de Aveiro, em Portugal, com o tema Apoio ao Luto no Brasil.

Palestra será na próxima sexta-feira, 28.
Descrição: Palestra será na próxima sexta-feira, 28. Crédito: Divulgação

A jornalista e advogada Janete Monteiro Gomes, residente em Palmas, é uma das palestrantes no Colóquio Apoio ao Luto, que acontecerá na próxima sexta-feira, 28, na Universidade de Aveiro, em Portugal, com o objetivo de apresentar práticas que ajudam na superação do sentimento do luto. Ela vai abordar o tema “Apoio ao Luto no Brasil: perspectivas pessoais e institucionais”.

 

“Luto é o tempo de ressignificação de uma dor provocada por uma grande perda, seja a morte de um ente muito querido ou qualquer outra situação que gere prejuízo sentimental”, diz ela, acrescentando que diante de tal sentimento a pessoa precisa de atitude para agir e continuar a viver.

 

José Eduardo Rebelo, doutor em Biologia, mestre em psicologia, professor da Universidade de Aveiro e fundador da Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção no Luto, também será palestrante no Colóquio Apoio ao Luto.

 

“O luto é um processo de reação a uma perda com significado profundo, seja por morte ou afastamento de pessoa querida, pelo nascimento de um filho deficiente, por amputação de parte do corpo ou por desvalorização social ou não reconhecimento de competências”, exemplifica ele. 

 

O apoio ao luto no Brasil conta com grupos de voluntários em vários estados. No Tocantins, o grupo Solidarienarte, liderado por Janete Monteiro Gomes, há cerca de dois anos vem apoiando familiares de pacientes com câncer que se hospedam na Casa de Apoio Vera Lúcia, em Palmas.

 

Para Janete, a ressignificação da dor é um processo que resulta em várias lições; no entendimento que a vida é finita, que é preciso falar de morte e de luto, que as situações desagradáveis devem ser minimizadas e que tudo pode ser enfrentado com rede de apoio, espiritualidade e solidariedade.

 

Certificação

 

Janete Monteiro Gomes é jornalista e advogada, tem pós-graduação em Direito Público e Gestão Pública. Há dois anos vem se especializando em conselhos para o luto.  Natural do estado do Piauí, há 22 anos reside em Palmas. Em Portugal, na Universidade de Aveiro vai receber a certificação de Conselheira para o Luto.

 

Comentários (0)