Mais de 1.600 áreas rurais são visitadas por Bombeiros nesta semana

Ações chegaram a quatro cidades com informações sobre os perigos e a prevenção no uso do fogo no período da estiagem no estado.

Bombeiros Militares no Sudeste do Tocantins.
Descrição: Bombeiros Militares no Sudeste do Tocantins. Crédito: Corpo de Bombeiros - Divulgação

Passa de 1.681 a quantidade propriedades rurais visitadas e seus responsáveis conscientizados com a ação do Dia D, pelos órgãos que integram o Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins, o Comitê do Fogo. Ao longo desta semana, as ações foram realizadas em Paranã, Arraias e Dianópolis. A finalização das atividades foi em Porto Nacional, na manhã desta sexta-feira, 12.

 

O Dia D está sendo coordenado operacionalmente pela Defesa Civil Estadual em parceria com a secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (SEMARH), nos dez municípios com maior índice de focos de incêndio e nos sete municípios que possuem quartel do Corpo de Bombeiros Militar, com atuação dos comandantes das unidades.

 

Para o tenente-coronel Geraldo da Conceição Primo, que é superintendente da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e presidente do Comitê do Fogo, “os números são expressivos e importantes”. “A gente tem visto que a conscientização das pessoas sobre essa questão vem aumentando, e os municípios onde estamos fazendo o Dia D têm reduzido os focos de incêndio, graças a esse brilhante trabalho que está sendo realizado de forma integrada por todas essas instituições parceiras. A ação do Comitê está surtindo efeito e isso é gratificante”, avaliou o tenente-coronel Primo.

 

O Dia D é uma das principais ações do Comitê do Fogo que tem o objetivo de realizar visitas nas proximidades rurais, através do trabalho de campo pelas equipes visando sensibilizar e levar informações mecanismos e prevenção (manejo do solo e construção de aceiros) e uso legal do fogo, bem como de possíveis aplicações da legislação para a repreensão as atitudes irregulares. O conteúdo entregue ainda deixa claro que, mal aplicado, o fogo acarreta grandes prejuízos ao meio ambiente e aos próprios moradores, ao rebanho, outros animais domésticos e até a produção devastados pelas chamas.

 

A programação do Dia D contempla a Capital e os municípios de Pium, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Goiatins, Paranã, Arraias, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono. E de forma regionalizada nos sete municípios do interior onde há quartel do Corpo de Bombeiros Militar/coordenadorias Regionais de Defesa Civil, como Araguaína, Gurupi, Colinas, Paraíso do Tocantins, Araguatins, Dianópolis e Porto Nacional.

 

O major Benvindo Filho Pinto de Queiroz, comandante da 5ª Companhia de Bombeiros Militares, em Porto Nacional, relata que o município tem seis rotas a serem percorridas pelas equipes nesta sexta-feira. Ele completa informando que “o roteiro soma uma média de 240 propriedades rurais para visitação”. “O Dia D é muito importante pra nós, como agentes de resposta às queimadas/incêndios florestais, pois ele antecipa a mensagem de que o homem do campo precisa se preparar para esse período, evitar o uso do fogo e preparar a moradia com aceiros”, pontua o major.

 

Para Karynne Sotero Campos, gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiental e Recursos Hídricos - SEMARH, a avaliação das ações é positiva. “O trabalho é muito bem feito com a divisão das equipes que vão a campo levando as informações. Fizemos 1681 visitas. É um número grande e a gente só consegue alcançar isso graças a ao trabalho de parceria. É o caminho mais correto a seguir para tirar o Tocantins do ranking das queimadas, usando informação e a conscientização das pessoas sobre essa questão”, afirmou.

 

Comentários (0)