Nos 30 anos de Palmas, Governo do Estado enaltece sua presença na educação da capital

Investimento em educação por parte do Governo do Tocantins beneficia a formação de crianças, jovens e adultos

Crédito: Lia Mara/Governo do Tocantins

No momento em que Palmas comemora os 30 anos de sua fundação, o Governo do Tocantins destaca a sua presença na educação da Capital, com 26 unidades escolas estaduais no município, sendo quatro unidades em tempo integral, duas conveniadas, e dois Colégios Militares atendendo um total de 18.397 alunos.

 

As escolas conveniadas são o Instituto Presbiteriano Educacional e Social Ipês e a Escola João Paulo II. Já as unidades de tempo integral são a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Colégio da Polícia Militar – Unidade I; Colégio Estadual São José; e Escola Estadual Vila União.

 

Além disso, neste ano o governador Mauro Carlesse sancionou a lei de criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), denominado Márcia Dias Costa Nunes, que funcionará em Palmas.

 

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, explicou que o CAEE irá ofertar serviço por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

O local conta com salas de recursos multifuncionais, que têm como objetivo apoiar a organização do referido atendimento, prestado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem, bem como parcerias para os atendimentos na área da saúde e assistência social, visando à promoção da melhoria da educação com qualidade a todos os alunos público-alvo da Educação Especial.

 

"O investimento em Educação será uma das marcas da minha Gestão à frente do Governo do Tocantins. E Palmas, sendo a nossa Capital, é um local que acolhe grande parte da demanda dos estudantes que querem tentar novas possibilidades aqui", afirmou o Governador Mauro Carlesse.

 

Ensino superior

 

O Governo também tem grande participação na educação superior em Palmas, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que conta com três unidades na Capital: Sede Administrativa/Reitoria; Câmpus; e o Complexo de Ciências Agrárias (CCA). A Unitins tem quatro cursos de graduação no Câmpus de Palmas: Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação.

 

No primeiro semestre letivo de 2019 estão matriculados 697 acadêmicos, que contam com o apoio de 117 professores, dos quais 42 são doutores e 58 são mestres. Compõe o quadro de funcionários das três unidades da Unitins em Palmas 287 técnicos administrativos, mais 117 docentes, totalizando 404 servidores.

Comentários (0)