Palmas, Tocantins -

Estado


Boletim de acompanhamento
2.892 visualizações

Número de confirmados com covid-19 em Palmas sobe para 5; caso de Paraíso é refutado

O Tocantins possui hoje 64 casos suspeitos, 5 confirmados (em Palmas) e 37 descartados.
- Atualizada em
Reprodução

No Boletim de acompanhamento do Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na noite deste domingo, 22, que o Tocantins possui hoje 64 casos suspeitos, 5 confirmados (em Palmas) e 37 descartados. No início da noite de ontem, a Ses havia confirmado equivocadamente que um dos casos em Paraíso, o que foi corrigido mais tarde. 

 

“Devido a um equívoco no momento da inclusão do caso no sistema de acompanhamento, o Cievs, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, recebeu o caso como um paciente referenciado ao município de Paraíso do Tocantins, no entanto, o paciente reside em Palmas. O equívoco ocorreu por parte da unidade da rede privada durante a inclusão do paciente no sistema de acompanhamento do Cievs. ” disse em nota. 

 

Já os casos suspeitos foram notificados nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Bandeirantes do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Pindorama, Porto Nacional, Arapoema, Nova Olinda, Miracema do Tocantins, Cariri do Tocantins, Xambioá, Darcinópolis.

 

Em Palmas, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19) apontou 52 casos investigados, dos quais cinco cinco têm confirmação positiva para o Coronavírus e outros 15 foram descartados. Os dois últimos casos confirmados, bem como todos os demais, estão sendo monitorados pela Semus e a atribuição do aumento dos números descartados está relacionada ao início do diagnóstico laboratorial para o Covid-19 no Lacen, em Palmas.

 

A SES esclarece que os 64 casos suspeitos são referentes à pacientes residentes do Estado do Tocantins. Em Formoso do Araguaia há uma notificação, sendo acompanhada pelo Cievs, de cidadão residente de outro estado, bem como o paciente que veio a óbito, após ter sido notificado por Silvanópolis. Suas amostras foram colhidas e testadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para investigação e resultou negativo para Covid-19..

 

A atribuição do aumento dos números descartados , conforme a Ses,  está relacionada ao início do diagnóstico laboratorial para o Covid-19 no Lacen, em Palmas.