Palmas, Tocantins -

Estado


BR-153 PA/TO
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Obra da ponte de Xambioá será concluída em 2022, afirma ministro da Infraestrutura

“A ponte é um sonho antigo da população e vai impulsionar o desenvolvimento regional pela rota da BR-153, uma das principais rodovias do país”, afirmou Tarcísio Gomes.
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Descrição: Obra da ponte sobre o Rio Araguaia, na divisa do TO com o PA. Divulgação

A ponte de Xambioá, sobre o Rio Araguaia, será concluída no próximo ano, conforme o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu em um post na sua página no Facebook nessa quarta-feira, 13. No comentário, ele disse que a entrega da obra vai colocar um ponto final na travessia de balsa entre os estados do Tocantins e Pará.

 

“A ponte é um sonho antigo da população e vai impulsionar o desenvolvimento regional pela rota da BR-153, uma das principais rodovias do país”, afirmou o ministro.

 

Na avaliação de Tarcísio Gomes, a obra iniciada pelo Governo Jair Bolsonaro se encontra dentro do cronograma e com previsão de conclusão para 2022. “Mais um serviço de balsa a ser eliminado em rodovia federal, mais uma rota de integração nacional norte-sul em desenvolvimento”, acrescentou.

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com os trabalhos de construção da ponte sobre o rio Araguaia, na BR-153 PA/TO, divisa dos estados do Tocantins e do Pará e que vai interligar as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA).

 

Demanda antiga da população dos dois estados, o empreendimento da BR-153 PA/TO contará com 1.720 metros de extensão e será a maior ponte do estado do Tocantins.

 

A ponte está orçada em aproximadamente R$ 157 milhões e a previsão de entrega é em setembro de 2022.

 

Atualmente, todos os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem à outra do rio Araguaia, só podem fazê-lo por meio de balsa, o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.

 

BR-153/PA/TO

 

A BR-153/PA/TO é um importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia. A construção da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, pois facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.