Palmas, Tocantins -

Estado


Região Noroeste
157 visualizações

Obras em estradas vicinais que ligam aldeias são concluídas

As obras melhoram o acesso às aldeias de Karajá/Xambioá, no município de Santa Fé do Araguaia, e ainda facilitam a trafegabilidade entre elas
- Atualizada em
Descrição: O investimento foi de pouco mais de R$ 700 mil. Divulgação/Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), concluiu as obras de melhoria de estradas vicinais na reserva indígena Karajá/Xambioá, localizada no município de Santa Fé do Araguaia, na região noroeste do Estado.

 

As obras, iniciadas em novembro de 2018, envolveram a construção de sete bueiros tubulares para transposição de águas, uma ponte de vigas pré-moldadas de 20 m e a melhoria da pista de rolamento com o nivelamento de cerca 12 km de estradas. O valor do investimento é de mais de R$ 750 mil.

 

De acordo com o engenheiro civil da Ageto Gilvamar Moreira, além de melhorar o acesso às aldeias as obras facilitam a trafegabilidade entre elas. “As vias contempladas ligam as diversas aldeias da reserva entre si e à cidade de Santa Fé”, destacou.

 

A secretária da Infraestrutura, Cidades e Habitação Juliana Passarin, explica que esse foi o segundo pacote de obras concluído em reservas indígenas. “A primeira, terminada em 2018, foi realizada na reserva indígena de Tocantínia. E ainda está em andamento obras de melhoria de estradas na Ilha do Bananal”, pontuou.

 

As melhorias fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial, que dentre os projetos estão a melhoria do sistema logístico tocantinense.