PM recebe doação de 1500 testes de sorologia para diagnóstico da Covid-19

Além dos testes adquiridos, a Fundação Pró-Tocantins doou insumos para auxiliar na testagem dos policiais militares com sintomas da doença.

Fundação Pró-Tocantins doou insumos para a coleta de sangue.
Descrição: Fundação Pró-Tocantins doou insumos para a coleta de sangue. Crédito: Divulgação/ Ascom PMTO

A Polícia Militar recebeu a doação de 1.500 testes de sorologia, em duas bandas (IgM e IgG), para diagnóstico da Covid-19. No total, 750 policiais militares poderão ser testados. A aquisição dos exames sorológicos se deu através de uma parceria entre Tribunal de Justiça, prefeitura de Palmas e Polícia Militar.

 

Mais uma vez a Polícia Militar contou com a parceria da Fundação Pró-Tocantins que doou insumos para a coleta de sangue necessário para a testagem sorológica dos policiais militares que apresentarem sintomas da doença.

 

O material faz parte da compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e que estão sendo entregues às Forças de Segurança do Estado, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para o combate à pandemia do novo Coronavírus. O TJTO comprou, com recurso exclusivo de combate à pandemia da Covid-19, 15 mil testes rápidos para a testagem, em duas bandas, de 7.500 pessoas.

 

Desses 15 mil testes, a Polícia Militar foi selecionada para receber 1.500 após uma avaliação epidemiológica realizada pela prefeitura de Palmas, através do Laboratório Municipal, dos órgãos ou unidades do Estado que trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavirus e apresentam um risco maior de contaminação da Covid-19.

 

“O trabalho essencial não pode parar e por isso testar a população vai evitar que pessoas possivelm­ente infectadas circulem e por consequência podemos controlar a disseminação da doença”. Disse a gerente de atenção especial em saúde da prefeitura de Palmas, Jelda Pinto Araújo.

 

A Metodologia utilizada nos testes é chamada imunofluorescência para detectar anticorpos produzidos pelo próprio organismo do paciente em resposta à infecção pelo novo coronavírus, chamados de IgM e IgG. Esses indicadores revelam se a pessoa teve ou não, contato com o vírus.

 

De acordo com a diretora de Saúde e Promoção Social da PM, coronel Rubia Gomes, a doação será de grande valia para atestar a saúde dos policiais e garantir o bem estar da sociedade. “O material sorológico dos policiais que apresentarem sintomas característicos da Covid-19 será colhido o mais breve possível e depois encaminhado para o laboratório municipal para conclusão do exame a fim de atestar se nossos policiais militares estão aptos para continuar o trabalho em prol da segurança da sociedade”.

 

O Chefe do Estado Maior da PM, coronel Márcio Antônio de Mendonça Barbosa, agradeceu a doação e parceria e destacou a importância de proteger os envolvidos no trabalho. “A PM está empenhada em oferecer os materiais necessários para a proteção individual de cada policial militar que está na linha de frente do combate à pandemia e a testagem é a única forma de garantirmos que o nosso trabalho seja feito de forma segura tanto para nossos policiais quanto para quem trabalhamos, a sociedade. Desta forma, contar com essas parcerias é fundamental para a saúde dos nossos policiais, bem como para a continuidade dos nossos serviços.”

Comentários (0)