Prazo para que cidades do TO atualizem Mapa do Turismo muda para o dia 24

A mudança de data tem o intuito de oportunizar mais tempo para que todos os municípios providenciem a documentação necessária para conclusão do processo de atualização.

Palmas já atualizou dados.
Descrição: Palmas já atualizou dados. Crédito: Adetuc - Divulgação

O prazo para que municípios tocantinenses realizem a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que estava previsto para a última sexta-feira, 14, foi prorrogado agora para o dia 21 de junho.

 

Segundo a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a mudança de data tem o intuito de oportunizar mais tempo para que todos os municípios providenciem a documentação necessária para conclusão do processo de atualização.



De acordo com a superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares de Souza, até o momento 24 gestores conseguiram concluir a atualização, sendo que 40 municípios tocantinenses já são cadastrados no Mapa e estão distribuídos nas sete regiões turísticas do Estado (Encantos do Jalapão, Serras e Lago, Praias e Lagos do Cantão, Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios).



“O mapa é um instrumento fundamental para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, prorrogamos o prazo para que todos os municípios que compõem o Mapa do Tocantins possam finalizar o processo de atualização, o que garante aos participantes desenvolver o turismo
como uma atividade econômica, com prioridade dentro das políticas públicas do Ministério do Turismo (MTur) ”, destacou o presidente da Adetuc, Tom Lyra.
 

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo (MTur) para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, desde de 2017 o Mapa passou a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita pelo MTur, em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros e instâncias de governança regional.



Mapa

O Mapa do Turismo é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.
 

Atualização do Mapa Turístico, conforme Portaria nº 268, de 28 de dezembro de 2016 – Artigo 3º acontecerá bienalmente. Sendo assim, o Ministério do Turismo em conjunto com as Unidades Federativas realizará esta atualização neste ano. 

Comentários (0)