Presos escavam túnel no presídio Barra da Grota, em Araguaína, mas são descobertos

A ação dos presidiários foi flagrada durante uma revista geral do sistema prisional

Local onde foi descoberta a escavação
Descrição: Local onde foi descoberta a escavação Crédito: SSPTO

Os reenducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, estavam escavando um túnel debaixo de uma cama de concreto para empreender fulga. A ação foi flagrada durante uma revista geral feita pela Superintendência dos Sistemas Prisional e Penitenciário (Sispen), nesta segunda, 16, na cela C-110 do pavilhão C, mas divulgada somnete nesta terça-feira, 17.

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que os reeducandos instalados na cela C-110 foram encaminhados para delegacia e responderão pelo crime de dano ao patrimônio público e também a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que será instaurado para apurar as circunstâncias e envolvimento no fato. A cela C-110 foi isolada e os reeducandos foram remanejados até que a perícia seja finalizada e a cela reparada.

 

Fuga

 

Em outrubro de 2018, 28 detentos fugiram do Barra da Grota pela porta da frente, sendo que nove deles foram mortos e 19 foram recapturados e reencaminhados para o presídio. Na ocasião, dentro da unidade, eles fizeram técnicos da Defesa Social, agentes administrativos e uma professora como reféns; subtraíram dos servidores armas, carteiras, celulares e chaves de veículos; e tentaram assassinar integrantes do sistema prisional com tiros e golpes de “chucho” (faca artesanal). 

Comentários (0)