Projeto de Lei pretende disciplinar concessão do Título de Cidadão Tocantinense

Figuras públicas nacionais como o ex-presidente Michel Temer e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, já receberam a honraria.

Crédito: Montagem T1 Notícias

Tramita na Assembleia Legislativa do Tocantins, um Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Elenil da Penha (MDB), para que se estabeleça critérios para a entrega do Título de Cidadão Tocantinense. Concedido a cidadãos que desempenham papel importante para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, o título de Cidadão Tocantinense é apresentado pelos deputados e aprovado em plenário.

 

Figuras públicas nacionais como o ex-presidente Michel Temer e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, já receberam a honraria. Segundo o deputado, a falta de critérios objetivos acaba gerando questionamentos da sociedade tocantinense. “O título é para aqueles que, de forma efetiva e reconhecida, lutaram pelo engrandecimento do nosso Estado”, justifica Elenil.

 

Conforme a matéria, para merecer a honraria o indicado deve residir ou ter residido e possuir domicílio  eleitoral ou investimentos no Estado do Tocantins, ser uma pessoa de notório conhecimento público, além de possuir idoneidade e reputação  ilibada. O homenageado também não pode responder a inquérito ou processo por crimes relacionados à Lei Maria da Penha.

 

O PL prevê ainda que cada deputado faça no máximo quatro indicações por sessão legislativa, durante o ano. O projeto ainda passará por aprovação.

Comentários (0)