Sefaz confirma pagamento e IEL afirma ter depositado créditos de estagiários na 4ª

Estagiário do Oportunidade Jovem havia relato ao T1 atraso nas bolsas dos estudantes que atuam no programa.

Crédito: Reprodução

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) confirmou, na manhã desta sexta-feira, 27, o pagamento das bolsas atrasadas dos estudantes que realizam estágios em órgãos públicos do Estado. A quantia, que estava pendente desde janeiro, foi encaminhada, na última sexta-feira, 21, para a entidade responsável pelo repasse das bolsas aos estagiários, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Ao T1, o IEL afirmou que fez os depósitos nas contas dos estudantes na quarta-feria, 26.



No início da semana, leitores do Portal, que prestam serviço ao Governo Estado como estagiário, haviam relatado atraso nas bolsas desde o mês de janeiro.  O contrato de estágio prevê o recebimento dos dois benefícios mensalmente, o salário e o auxílio-transporte.


Resposta do IEL


Em resposta ao T1, o Instituto Euvaldo Lodi confirmou que recebeu a informação de que o pagamento do Estado destinado aos estudantes teria sido feito na última sexta, 21. Contudo, por ter sido realizado após o expediente bancário, não foi depositado naquela data na conta do IEL. Com o feriado e recesso bancário do carnaval na segunda, terça e quarta de manhã seguintes, o valor só foi depositado para o IEL na quarta-feira, 26/02, às 12 horas, mesma data em que os estagiários tiveram suas bolsas depositadas. Alguns receberam no mesmo dia, de acordo com o banco do estudante, e os demais nesta quinta-feira, 27.


Relato de estudante


Um dos estagiários, leitor do Portal,  procurou o T1 Notícias para reclamar que buscou contato com a Secretaria da Administração e com o IEL e não obteve uma resposta clara destes órgãos, responsáveis pela manutenção do referido programa e pagamento da bolsa e auxílio transporte, sobre o motivo na demora do pagamento das bolsas.


No último contato IEL , no dia 14 de fevereiro, o estagiário recebeu o seguinte comunicado : “Caro estagiário, comunicamos que a Secretaria Estadual da Administração irá providenciar o pagamento da bolsa e auxílio transporte, referente aos meses de dez/19 e jan/20, dos estudantes contratados para o programa de estágio ofertado pelo Governo do Estado do Tocantins até o dia 21 de fevereiro de 2020”.


O órgão apontou, de acordo com o estagiário, que o atraso é motivado pelo aguardo da liberação do orçamento do Estado até o presente momento, motivo pelo qual pede a compreensão de todos.

Comentários (0)