Seguindo nota do MS, Estado interrompe vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

Vacinação dos adolescentes sem comorbidade foi suspensa no Estado após nota informativa do Ministério da Saúde, que revisa e passa a não recomendar a vacinação deste público

Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na tarde desta quinta-feira, 16, que seguirá a nota informativa do Ministério da Saúde (MS) divulgada ontem, 15 de setembro, em que o órgão volta atrás e tira os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidade da lista de vacinação contra a Covid-19. Portanto, a partir de agora, a imunização dos adolescentes no Estado está restrita apenas aos jovens com comorbidades, até que haja novas recomendações.

 

Segundo a SES, a decisão foi tomada para que o Estado continue seguindo irrestritamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério.

 

O Estado seguirá com a vacinação contra a doença para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, que apresentem deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

 

Ainda na manhã desta quinta-feira, 16, o Portal demandou a pasta a respeito do assunto, que havia afirmado, também em nota, que "além da nota técnica ser confusa, há controvérsias acerca do tema, razão pela qual já foi solicitada e designada reunião técnica entre a referida Secretaria, o CONASS, o CONASEMS e, ainda, operadores do PNI atuantes na Anvisa" e que se manifestaria a respeito apenas quando ocorresse a reunião e houvesse deliberações concretas.

 

Cinthia faz críticas e aponta desorganização

 

Nesta quinta-feira, 16, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), fez críticas contra a nota informativa do MS que reanalisa e passa a não recomendar a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidade. "Como assim? Ministério da Saúde 'agora' recomenda a não vacinarem os adolescentes sem comorbidades?", questionou, emendando que "é muita desorganização esse PNI. Toda hora precisamos ajustar, no meio do caminho, o que pode e o que não pode, sem contar os desafios de lidar com a falta de imunizantes. Tá osso!", declarou, em sua conta do Twitter.

 

Confira a nota da SES na íntegra:

 

Nota de esclarecimento

 

A Secretaria de Estado da Saúde informa que segue irrestritamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde (MS) e, portanto, seguirá as determinações da Nota Técnica n° 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, a qual revisou e restringiu a recomendação sobre a imunização contra Covid-19, em adolescentes de 12 a 17 anos.

 

A SES destaca que a partir de agora – até que venham novas recomendações do MS – no Tocantins, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, está restrita aos jovens com comorbidades, que apresentem deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

Comentários (0)