Semana da Consciência Negra tem programação com debates e campanha contra o racismo

No IFTO, a programação prevê debates, palestras, oficinas e rodas de conversa. Na UFT, campanha contra o racismo e Congresso Internacional de Capoeira são destaques da programação

Crédito: Divulgação

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro e esta começou com uma série de programações alusivas a data e que buscam discutir o racismo na sociedade. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Coordenação e o Comitê de Ações Afirmativas (Proex) lançaram a Campanha Novembro Negro na UFT, com foco no debate sobre o Racismo Institucional. Já no Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO), o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (NEABI) realiza a II Semana da Consciência Negra em Palmas nos dias 18, 19 e 20/11.

 

A Campanha Novembro Negro na UFT teve início em Miracema, no último dia 7, e sua programação percorreu os câmpus de Tocantinópolis e Palmas, aberta a estudantes, técnicos administrativos, professores e a comunidade externa. Nesta terça-feira, 19, será realizado o lançamento oficial da campanha no Auditório Cuica, no câmpus da UFT em Palmas, às 19h. E de 27 a 30/11 acontecerá o Congresso Internacional de Capoeira, também no Cuica, como parte da campanha.

 

Solange Nascimento, que é coordenadora de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, destacou quais os objetivos da programação. "O norte da campanha é o enfrentamento ao racismo institucional, é discutirmos como o racismo se fortalece dentro das instituições, o que é o racismo institucional, nós buscamos também, sensibilizar as pessoas para entender como esses mecanismos  se engendram nos espaços e no que afetam".

 

A programação da UFT está debatendo temas como a ‘Saúde Mental e Racismo Institucional: Discursos e Enfrentamentos’ e ‘Racismo Institucional: o que você tem a ver com isso?’.

 

Semana no IFTO

 

Com o tema ‘Fortalecendo a Negritude no IFTO: juntos somos fortes’, a II Semana da Consciência Negra em Palmas se propõe a fazer um amplo debate sobre a cultura negra reunindo a sociedade, comunidade científica e acadêmica, no sentido de fortalecer a tomada de consciência individual e coletiva.

 

A programação possui palestras, mesas redondas/rodas de conversas, debates, oficinas e apresentações culturais regionais. Exposição fotográfica e de trabalhos acadêmicos. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://si.ifto.edu.br/evento/inscricao/720/. Os participantes receberão certificados de participação.

Confira as programações aqui (UFT e IFTO).

Comentários (0)