Somente Palmas receberá a vacina Janssen; doses vencem no dia 27 de junho

A SES informou que já está definido que, em razão da celeridade na aplicação das doses contra a Covid-19, apenas as capitais receberão os imunizantes

Crédito: Reprodução

Somente Palmas receberá as doses da vacina Janssen (Johnson & Johnson), que têm previsão de chegar ao Brasil na próxima semana. Conforme a Secretaria de Estadual de Saúde (SES), em razão da celeridade na aplicação, apenas as capitais receberão o lote do imunizante que tem vencimento em 27 de junho de 2021, ou seja, pouco mais de uma semana após chegar ao país.

 

A previsão do Ministério da Saúde (MS) é que o Brasil receba 2.873.400 doses de vacina da marca Janssen, informou a SES, que aguarda novas orientações sobre o recebimento dos imunizantes.


A pasta não soube dizer quantas doses chegarão ao Tocantins, mas afirmou que, a quantidade recebida obedecerá o mesmo critério do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), utilizado para as vacinas que foram remetidas anteriormente com base na população de cada um dos Estados e, também, nos grupos prioritários definidos pelo MS.


Vacina Janssen 


O Ministério da Saúde assinou um acordo com a Johnson & Johnson para a aquisição de 38 milhões de doses da vacina da empresa, a Janssen. A previsão inicial de entrega de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.

 

Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que conseguiu antecipar a entrega de quase 3 milhões de doses para o mês de junho, estas que  têm vencimento em 27 de junho de 2021.

 

Esta é a primeira vacina em dose única em estágios avançados de pesquisa e pode ser armazenada em geladeira. A vacina, conforme estudo divulgado em janeiro, tem eficácia de 85% na prevenção de casos graves e oferece proteção completa contra hospitalização e morte por Covid-19. 

Comentários (0)