Teste rápido, com baixo custo, para o diagnóstico do Zika Vírus é desenvolvido no TO

A pesquisa abre portas para detecção para outros exames também como dengue e chikungunya com economia tanto para laboratórios públicos como privado do Estado

Professor Dr Horllys Gomes Barreto coordena a pesquisa com apoio de dois alunos
Descrição: Professor Dr Horllys Gomes Barreto coordena a pesquisa com apoio de dois alunos Crédito: Antônio Gonçalves - Governo do Tocantins

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) possibilitará o desenvolvimento de kits de diagnóstico para detecção do Zika vírus via análise do DNA, com um valor reduzido se comparado aos valores atuais do exame para detecção da doença. A pesquisa faz parte do Programa Pesquisa para o Sus (PPSUS) do Ministério da Saúde, CNPq por meio do governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins.

 

O objetivo é que o serviço seja ofertado pelo Sistema Único de Saúde a médio prazo e abra portas também para detecção de outras doenças como dengue e chikungunya com economia tanto para laboratórios públicos como privado. A pesquisa intitulada “Validação e confiabilidade de kits de diagnósticos para detecção do Zika Vírus” está sendo coordenada pelo doutor em Biotecnologia vegetal pela (UFLA – MG), professor do curso de Medicina da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Horllys Gomes Barreto.

 

O presidente da Fapt, Prof. Doutor, Márcio Silveira, ressalta que “a Fundação vem cumprindo seu papel quanto ao desenvolvimento de projetos estratégicos no âmbito da ciência e da tecnologia visando benefícios aos tocantinenses sobretudo na área da saúde. Desta forma a parceria com o Ministério da Saúde e CNPq possibilitaram a elaboração de editais como do PPSUS que aprovou diversos projetos de pesquisadores do Estado que vão trazer inovações, conhecimentos e descobertas regionais a exemplo da pesquisa do Zika Vírus” explica Silveira.

 

 

Desenvolvimento da pesquisa

 

“O projeto de pesquisa do Zika Vírus permitirá trabalhar os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão, o que possibilitará a geração de dados científicos de grande relevância social, por meio do desenvolvimento e transferência de tecnologias” destaca o pesquisador Gomes. O trabalho com o apoio do PPSUS inicia em setembro com expectativa para ser concluído em até dois anos com a validação do artigo cientifico.

 

Dois alunos também participam do projeto, um do 8º período do curso de Medicina da UFT, Evandro do Nascimento Barros, bolsista de Iniciação Cientifica pelo CNPq e o outro é Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia, mestrando do programa Ciências da Saúde. “A participação no projeto de pesquisa é muito importante para a minha formação em medicina. Um projeto como esse na graduação mostra que a Universidade leva a pesquisa a sério e favorece uma iniciação científica de qualidade, explica o graduando Barros.

 

Segundo o mestrando, Matheus Martins, o mais interessante na pesquisa é a aplicabilidade. “Estamos desenvolvendo uma pesquisa que vai gerar não somente resultados com uma base científica que abre portas para outros estudos, mas um diagnóstico de baixo custo ao Sus, tanto para exames de Zika Vírus como detecção de outras doenças como dengue e chikungunya”, ressaltou.

 

 

O que é o (PPSUS)

 

O PPSUS é o Programa Pesquisa para o SUS. Uma ação do governo federal, executado nos Estados. É um meio para solucionar problemas de saúde local e a redução das desigualdades regionais no contexto da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.

 

No Tocantins é gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), coordenado pelo Ministério da Saúde, e tem como gerenciador o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Já as Secretarias de Estado da Saúde participam das etapas operacionais e das linhas prioritárias definidas em oficinas até os Seminários de acompanhamento e Avaliação dos resultados.

 

Comentários (0)