Tocantinense ex-aluna de escola pública também faz bonito em universidades lá fora

O seu nome é Jáfia Naftali Câmara, natural de Paraíso do Tocantins, que conquistou muitas oportunidades estudando línguas

Gilberto do BBB e Jáfia Naftali
Descrição: Gilberto do BBB e Jáfia Naftali Crédito: Reprodução

Jáfia Naftali Câmara, tocantinense nascida na cidade de Paraíso do Tocantins, ex-aluna da Escola Estadual Deusa Moraes, atualmente cursa doutorado na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Ela, apaixonada por línguas e pela educação como forma de reduzir as desigualdades sociais, conseguiu alcançar oportunidades longe de sua terra natal, assim como Gilberto Nogueira, agora ex-BBB, novo querido do Brasil e que foi aprovado em duas universidades nos Estados Unidos para cursar PhD em economia. 

 

Esforçada, Jáfia tem origem humilde e sempre foi estudante de escola pública. O ex-BBB foi aceito recentemente na Universidade do Texas e também na Universidade da Califórnia, Davis, escolhendo a segunda. 


 

Trajetória de Jáfia 

 

Ela iniciou a sua jornada de estudos na Escola Municipal Jardim Paulista e, desde cedo, percebeu a relevância de estudar e que tinha facilidade e encanto por idiomas. Começou a estudar inglês quando era aluna do 5º ano do ensino fundamental. Jáfia é filha do motorista de ônibus e de caminhão, José Pereira de Araújo, que nunca frequentou uma escola, mas tinha curiosidade pelos saberes que continham nos livros. “Meus pais nunca tiveram oportunidade de estudar, e meu pai praticamente nunca foi à escola. Minha mãe terminou o ensino médio quando eu era adolescente”, frisou.

 

E assim, com a consciência sobre a importância da escola e dos estudos na sua vida, Jáfia concluiu o ensino médio no Tocantins e foi estudar no Instituto Federal de Goiás, em Goiânia. Mas logo ela percebeu que não era o seu caminho, encontrou uma oportunidade para aperfeiçoar o inglês e foi para os Estados Unidos. Lá, recebeu uma bolsa de estudos e ajuda financeira para cursar bacharelado em Literatura Inglesa, Crítica e Teoria, na Universidade da Califórnia.

 

As oportunidades não pararam e ela conseguiu uma bolsa para fazer mestrado na Universidade de Nova York, ocasião em que recebeu outra bolsa para participar de um programa de estudos no exterior, na República Dominicana, onde aperfeiçoou o espanhol e aprendeu sobre o sistema educacional dominicano como parte dos estudos do mestrado.

Jáfia concluiu o mestrado em 2017 e logo começou a estudar o doutorado, na Universidade de Bristol, pesquisando as experiências e perspectivas educacionais de jovens e famílias refugiadas e em busca de asilo no Reino Unido.

 

Além de ter essa trajetória de estudos de sucesso, Jáfia aprendeu muito durante suas viagens e pesquisas. Atualmente, ela fala mais de seis idiomas e está tentando aprender árabe e tupi-guarani. “Falar vários idiomas me permitiu acessar mais oportunidades, conseguir empregos com melhores salários e me comunicar com pessoas de várias origens linguísticas e culturais. Mais importante, ajudou-me a compreender o mundo, as histórias e eventos políticos e sociais de vários contextos diferentes”, comentou.

 

Sua mãe, Ivete Alves Câmara de Araújo, atualmente reside em Palmas.

Comentários (0)