Tocantins conseguiu reduzir em 21% os focos de queimadas em seu território

Os dados mostram uma redução na quantidade de queimadas de janeiro a agosto deste ano se comparado ao mesmo período do ano passado.

Crédito: Fernando Alves/Governo do Tocantins

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Tocantins conseguiu reduzir o número de focos de queimadas em seu território. O levantamento aponta que de 01 de janeiro a 09 de agosto de 2019 foram registrados 4991 focos de queimadas, enquanto no mesmo período deste ano os índices indicam 3950 focos, chegando a 21% a redução de queimadas no Estado.

 

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme, destaca a relevância das instituições que atuaram na prevenção e combate às queimadas. “Os órgãos ligados ao meio ambiente desenvolveram papéis de extrema importância na redução dos índices de incêndios no Tocantins. No ano passado atuamos junto com as instituições parceiras que fazem parte do Comitê do Fogo, realizando o dia “D” de combate às queimadas, e agora podemos ver os resultados positivos que alcançamos através das ações de educação ambiental desenvolvidas na época”.

 

Neste ano o trabalho de orientação foi realizado por meio do projeto Foco no Fogo, realizado pelo Governo do Estado, através da Semarh, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Defesa Civil Estadual.

 

O projeto percorreu mais de 900 propriedades localizadas em 13 municípios do estado que apresentaram reincidência de queimadas nos últimos três anos. O mapeamento dessas áreas foi possível através de uma parceria entre a Semarh, que utilizou as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi.

 

Todos os moradores visitados receberam informações sobre os riscos que as queimadas podem representar para a comunidade rural, e os prejuízos que os incêndios podem causar para o meio ambiente. O projeto teve como objetivo desenvolver um trabalho de educação ambiental para reduzir cada vez mais os números de queimadas no estado.

 

Boletins Diários

 

A Semarh divulga diariamente nas redes sociais, site institucional e lista de transmissão via Whatsapp os Boletins Diários, que informam sobre as variáveis meteorológicas. Os fatores de risco divulgados indicam as oscilações de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar.

 

A fonte dos dados é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e a divulgação segue até novembro, mês esperado para o início das chuvas. Os interessados em receber os Boletins Diários devem enviar nome completo, cidade que reside e o número de telefone Whatsapp para o e-mail meioambiente@secom.to.gov.br, ou ainda entrar em contato pelo numero do Zap Ambiental (63) 99988-0030.

Comentários (0)