Tollini vistoria leitos de UTI em hospitais de Gurupi, Augustinópolis e Araguaína

O secretário Estadual da Saúde está acompanhando o trabalho e o atendimento prestado à população.

Crédito: Saúde/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira 10, o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, visitou o Hospital Regional de Gurupi (HRG), quando ouviu a população atendida no local e conversou com a equipe multiprofissional da unidade. “Estamos dando continuidade ao acompanhamento do trabalho prestado ao usuário do SUS [Sistema Único de Saúde] no Tocantins. Esta é uma preocupação do governador Mauro Carlesse e, estar onde o atendimento é feito, nos ajuda a desenvolver políticas de saúde pública pontuais às demandas existentes”, afirmou o gestor.

 

Para a diretora-geral do HRG, Cristiane Uchoa, “a visita do secretário, considerando o cenário epidemiológico atual que enfrentamos devido à pandemia da Covid-19, é muito importante para o alinhamento das tomadas de decisões e análises dos problemas. Além disso, cabe citar a importância de que o mesmo tenha conhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela equipe do Hospital Regional de Gurupi, para a região da Ilha do Bananal, que não é só referência quanto aos casos do novo Coronavírus, mas, também, no âmbito geral da nossa atuação”, enfatizou.

 

Augustinópolis

 

Na quinta-feira, 9, Edgar Tollini, vistoriou os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes acometidos pela Covid-19, do Hospital Regional de Augustinópolis, que deverão funcionar nos próximos dias. A unidade hospitalar localizada na região do Bico do Papagaio é referência para 23 cidades, com um total de aproximadamente 203 mil habitantes.

 

“Esta é a última vistoria e esperamos em três semanas já colocar em funcionamento de forma digna para atender com qualidade todos os tocantinenses do extremo norte do Estado. O governador Mauro Carlesse tem nos dito sempre que temos que fazer o melhor dentro do menor tempo possível, e, graças ao comprometimento de toda equipe multiprofissional, vamos entregar mais estes leitos que atendem ao anseio e à necessidade da região. Estamos felizes em atender mais esta demanda dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou o secretário Edgar Tollini.

 

Os dez leitos de UTI de Augustinópolis já estão montados, aguardando a contratação de pessoal para a operacionalização, o processo já está em andamento dentro da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Temos pressa em colocar os leitos em funcionamento, pois sabemos da necessidade e nossos técnicos estão agilizando tudo que podem, dentro do processo legal, para que possamos entregar o serviço, sem complicação com os órgãos de controle”, enfatizou o secretário.

 

Araguaína

 

Após a visita em Augustinópolis, o secretário de Saúde esteve no Hospital Regional de Araguaína (HRA), onde se reuniu com a gestão da unidade e verificou o atendimento aos pacientes, principalmente os acometidos pela Covid-19. 

 

Segundo o diretor-geral do HRA, Vânio Rodrigues, “recebemos a visita do secretário na unidade e, na pauta, foram abordados assuntos técnicos da rotina do serviço da UTI Covid-19, a ampliação desse serviço, aspectos e encaminhamentos para fortalecer essa assistência e fizemos uma visita conjunta in loco, um encontro muito proveitoso”, destacou.

 

Números de leitos

 

Com o funcionamento dos dez leitos em Augustinópolis, o Estado passará a contar com 103 à disposição da população usuária do SUS. Os leitos já em funcionamento estão distribuídos da seguinte forma: 17 no Hospital Regional de Araguaína; dez no Hospital Dom Orione; dez no Hospital Regional de Gurupi; 20 no Hospital Geral de Palmas; dez no Hospital Santa Tereza; cinco no Hospital Palmas Medical; cinco no Hospital Oswaldo Cruz e 16 no Hospital Municipal de Araguaína, sendo seis pediátricos.

 

Comentários (0)