Trabalhador agora pode receber o seguro desemprego em banco da sua preferência

A alteração de banco para quem já recebeu a primeira parcela deve ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Crédito: Alexandre Alves/Governo do Tocantins

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Empregos (Sine) informa aos trabalhadores requerentes do seguro desemprego a possibilidade de solicitar o recebimento do benefício na conta bancária de sua preferência. Anteriormente, o pagamento só poderia ser feito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal.

 

Para escolher o banco onde receberá as parcelas do Seguro o trabalhador precisa ao solicitar o benefício pelo aplicativo informar dados como tipo de conta, nome do banco, número da agência e o número da conta de sua titularidade.

 

De acordo com a gerente das unidades do Sine Tocantins, Meire Bezerra, a medida da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia trás uma comodidade a mais para os trabalhadores e explica: “A pergunta mais recorrente que temos recebido é daqueles que já receberam a primeira parcela do seguro pela Caixa e desejam alterar para outros bancos. Nesses casos a pessoa precisará informar a nova conta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital”.

 

A nova medida abrande o benefício nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado.

 

Dados do seguro-desemprego no Tocantins

 

Na primeira quinzena de julho deste ano, 1.499 pessoas solicitaram o seguro desemprego no Tocantins, apesar da pandemia, este número foi menor que no mesmo período do ano passado em que 1.504 trabalhadores requereram o benefício.

 

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo aplicativo.

 

O requerente precisará ter um celular com sistema operacional ANDROID/IOS, entrar nas lojas de aplicativo do celular, baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, Entrar com o acesso GOV.BR. Se ainda não tiver a senha, fazer cadastro para obter a senha de acesso e fazer o LOGIN, usando o CPF e senha. O processo é autoexplicativo e caso o trabalhador tenha dúvidas pode acessar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-para-solicitar-seguro-desemprego-pelo-aplicativo/.

 

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo computador

 

Para acessar o direito via computador o trabalhador pode entrar no link

 

Neste endereço eletrônico se encontra o passo a passo para criação da senha de acesso ao Portal Emprega Brasil (Gov.br) e o restante do processo é igual ao do aplicativo. Se o trabalhador já tiver a senha clica no ícone e parte para o próximo passo.

 

Telefones disponíveis para o trabalhador tirar dúvidas

 

Palmas – 32181967 /1968/1969

 

Araguaína - 34143634

 

Araguatins – 34741100

 

Paraíso – 36023340

 

Porto Nacional – 33632717

 

Guaraí – 34641710

 

Dianópolis – 36921628

 

Gurupi – 33512477

 

Comentários (0)