Vítima da covid-19, morre em Araguaína médica anestesista pioneira no Tocantins

Ela era esposa do também médico Eduardo Novaes Medrado, que atuou como secretário de Estado da Saúde

Crédito: Reprodução

Pioneira no Tocantins, a médica anestesista Esmeralda Marchesini Medrado, de 72 anos, faleceu nesta sexta-feira, 7, no Hospital Dom Orione, em Araguaína, onde estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em razão da Covid-19. Ela deixa quatro filhos: Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio. 

 

Esmeralda era esposa do também médico Eduardo Novaes Medrado, que atuou como secretário de Estado da Saúde no segundo governo de Siqueira Campos e do município de Araguaína na gestão de Valuar Barros (2008-2012). Ele faleceu no dia 20 de junho de 2016. 

 

Baiana de Salvador, a médica Maria Esmeralda acompanhou o marido na mudança de Barreiras-BA, na divisa com o então nordeste goiano, para Araguaína, no norte do Estado, em dezembro de 1982. 

 

Carreira na medicina

 

Drª Maria Esmeralda trabalhava como anestesiologista nos hospitais Dom Orione e Regional de Araguaína. Foi uma das fundadoras da Coopanest-TO (Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins) e da SAETO, além de ter sido vice-presidente da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (FEBRACAN). Presidiu a Coopanest-TO por cinco mandatos.  

 

Notas de Pesar


 

Governador Mauro Carlesse: Médica pioneira no Tocantins, deixou uma visão prática da vida e da profissão. Sua dedicação e excelentes serviços prestados aos tocantinenses ficarão como lembrança para todos, principalmente, no exercício da  ética profissional. Nesse momento de dor,  rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, os corações dos familiares e de todos que sofrem a perda dessa grande amiga.

 

Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO): Coragem e dedicação à medicina e aos pacientes são algumas das condições humanas que a fizeram ser tão amada e respeitada em toda a sua vida, desde a formação em Salvador, sua residência em anestesiologia em Goiânia e sua carreira profissional no Tocantins, ao lado do também médico Eduardo Medrado. Sua contribuição pioneira em Araguaína e ao Tocantins e sua atuação como mulher de força exemplar, serão sempre lembradas pelos profissionais da saúde, pacientes, amigos e principalmente pelos filhos, aos quais o SIMED presta solidariedade.

 

Coopanest-TO: Pelos colegas, será lembrada pela estruturação de condições de trabalho, remuneração digna e valorização da categoria. Exerceu a anestesiologia com qualidade, dignidade, ética e grandeza. Estimulou o primeiro serviço de residência do Estado em Araguaína, e projetou o Tocantins na anestesia do Brasil.  

 

Prefeitura de Araguaína: Pioneira no nosso Estado, deixou para Araguaína o exemplo do exercício de uma medicina humana e de grande ética profissional. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. E que Deus possa confortar e dar forças à família para enfrentar este momento de tanta dor.

 

Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda:  Lamentamos profundamente o falecimento da Dra Esmeralda Marchesini Medrado, que era anestesista e atuava no Tocantins por cerca de 40 anos,  precisamente em Araguaína, onde deixou um legado médico e ético da profissão, bem como a de um trabalho humanizado e respeitoso junto aos pacientes do hospital Dom Orione. A classe médica do Estado perde um dos grandes nomes dos seus quadros, e o Tocantins se despede e agradece à Dra Esmeralda por tamanha dedicação ao próximo e aos araguainenses.Neste dia triste de perda, pedimos ao Pai Criador que acalente os corações dos filhos, demais familiares e amigos.  Rogamos a Ele que receba em Sua grande Morada o espírito da Dra Esmeralda.

 

Comentários (0)