Encceja: inscrições começam nesta segunda-feira, 11

O candidato precisa realizar o cadastro no portal do Governo Federal

Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Começam nesta segunda-feira, 11, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que poderão ser feitas até o próximo dia 22, no Sistema Encceja. Caso necessário, o participante poderá solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

 

O exame é aplicado para estudantes interessados em obter o certificado da educação básica: ensino fundamental - com, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova; e médio – idade mínima exigida é 18 anos.

 

As inscrições são gratuitas, mas se o candidato não justificou a ausência na edição de 2019 ou teve a justificativa reprovada, deverá pagar o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, que será gerado pelo sistema ao final do ato de inscrição. A consulta do resultado da justificativa de ausência já está disponível.

 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o GRU estará disponível na próxima semana e poderá ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

 

Para acessar a Página do Participante do Encceja, o inscrito deve, obrigatoriamente, realizar o cadastro no portal do Governo Federal neste link. O login e a senha, únicos para todos os serviços federais e são necessários para acompanhar a situação da justificativa e da inscrição.

 

Provas

 

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

 

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia.

 

A avaliação para o ensino médio contempla ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

 

Cronograma

 

Inscrição: 11 a 22 de janeiro de 2021

 

Pagamento da GRU: 11 a 27 de janeiro de 2021

 

Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de janeiro de 2021

 

Resultado da solicitação: 1º de fevereiro de 2021

 

Recurso da solicitação: 1º a 5 de fevereiro de 2021

 

Resultado do Recurso: 12 de fevereiro de 2021

 

Solicitação de tratamento pelo Nome Social: 11 a 22 de janeiro de 2021

 

Resultado da solicitação: 1º a 5 de fevereiro de 2021

 

Recurso da solicitação:  1º a 5 de fevereiro de 2021

 

Resultado do Recurso: 12 de fevereiro de 2021

 

Provas: 25 de abril de 2021

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários (0)