Palmas, Tocantins -

Geral


Cartão de confirmação

Enem 2020: estudantes com direito à reaplicação podem conferir locais de prova

Pelo cronograma do Inep, o cartão de confirmação será divulgado nesta sexta-feira, 19
- Atualizada em
Agência Educa Mais Brasil

O cartão de confirmação dos candidatos que vão fazer a reaplicação do Enem 2020 será liberado nesta sexta-feira, 19, de acordo com cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. O documento informa o local onde o estudante fará a prova.

 

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas nos dias 23 e 24, mesmos dias em que as pessoas privadas de liberdade farão o chamado Enem PPL. Nesta etapa, as provas serão no formato impresso, inclusive para quem optou pelo Enem Digital.

 

Puderam solicitar a reaplicação do Enem os inscritos que se sentiram prejudicados devido a incidentes logísticos durante a avaliação, os que apresentaram sintoma de alguma doença infectocontagiosa ou, ainda, aqueles que não puderam realizar a prova por conta da não liberação das escolas devido à pandemia do Covid-19, como os estudantes do estado do Amazonas.

 

Como problemas logísticos, para que possa ser solicitada a reaplicação, o Inep considera situações como: desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local e falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural.

 

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior do país. Com a nota obtida na prova, os estudantes podem se inscrever em programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), para cursos de graduação em instituições privadas, e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes nas instituições públicas.

 

Cartão de confirmação da reaplicação do Enem 2020

 

Confira, abaixo, como acessar o Cartão de Confirmação da reaplicação do Enem 2020:

 

- acesse a Página do Participante Enem;

 

- clique em “Entrar com gov.br”;

 

- preencha o campo com o seu CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.

 

No cartão está disponível o número de inscrição, data, hora e atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso essas solicitações tenham sido solicitadas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório comparecer ao local de prova com o Cartão de Confirmação, o Inep recomenda que os participantes imprimam e leve nos dias de aplicação para evitar possíveis transtornos.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil