Erros que tutores cometem quando um filhote de cachorro chega em casa

A especialista em comportamento animal, Adriana de Oliveira, explica quais são os erros mais comuns cometidos pelos tutores

Crédito: Reprodução

Presente desejado, o filhote chega no novo lar com festa, brinca, abana o rabo e faz xixi no lugar errado. “Seja qual for a raça do cão. Ele veio para casa para agregar, trazer harmonia, amizade. Porém, ele é bebê, acaba de ser afastado dos pais. Portanto, precisa de carinho, atenção e, especialmente, regras”, orienta a cinóloga e etóloga Adriana de Oliveira (@adriauau).

 

Adriana destaca que, em regra, as famílias não se preparam para receber os filhotes de cães. “Eles são tão bonitinhos, né. Mas a festa acaba já na noite da chegada. E pode se transformar em pesadelo se os tutores não fizerem a lição de casa. O primeiro ponto é a responsabilidade. Afinal, está chegando um novo membro da família. O segundo ponto é o exemplo: ele está atento e vai aprender o que você fizer, pois está numa fase super instintiva. Mas, aí, cuidado: se você errar, ele aprenderá errado”, diz a especialista.

 

Adriana de Oliveira preparou uma lista de erros comuns cometidos pelos tutores quando chega filhote em casa:

 

Não estabelecer treino de confinamento

 

Agora, o mundo do filhote é você. Portanto, ele precisa aprender com você sobre como fazer, quando fazer e onde fazer. Higiene, por exemplo: é preciso treinar, mostrar o local do xixi e do cocô. Se ele fizer fora do local e estiver sem supervisão, você não verá o erro. Assim, não poderá corrigir e muito menos o levar para o local correto. Importante: ele precisa de um local que absorva o xixi; isso é instintivo. Reforçando: vigie, defina regras e corrija sempre que for necessário.

 

Não o deixe fazer tudo o que ele quer

 

Esse é um vício normal dos tutores de filhotes. Não deixe os cãezinhos fazerem tudo o que desejam, pois eles vão se acostumar com isso e levar para a vida toda. Depois, fica muito mais difícil controlar. Um exemplo: ele chega perto do sofá e chora para subir. Aí você vai e o coloca no sofá por horas. Pronto, ele sabe que venceu. Você obedeceu ao comando dele, quando tem de ser o contrário.

 

Não exagere com o filhote no colo

 

Nada de maratonar a série com o filhote jogado no colo. Filhotes, pela própria fisiologia, são muito sensíveis, precisam de mais descanso, comem e bebem água mais vezes ao dia. Portanto, também fazem mais xixi e mais cocô. Ficar com o filhote muitas horas o impede de se alimentar, de beber água quando sente necessidade. O risco de desidratação e de choque hipoglicêmico nesses casos é eminente. Não leve isso às últimas consequências. Lembrando: o filhote precisa aprender a se sentir bem com sua própria companhia e ter seu próprio espaço. Ficar um pouquinho no colo, claro que pode, mas não demais.

 

Não estabelecer regras

 

Mais uma vez. É preciso começar cedo para ele saber o que pode e o que não pode fazer. Tem de estar claro para o filhote que se fizer algo errado será chamado à atenção. Lembre-se: o momento é de condicionamento tanto em relação à higiene quanto aos hábitos, educação emocional do filhote, seu nome e demais atribuições de treino, os quais o filhote e a família seguirão por toda a vida.

 

Não recompensar o erro

 

Comportamentos errados devem ser repreendidos. O filhote confia no dono. Tudo o que o tutor fizer será referência para ele. Um exemplo: medo de fogos de artifício. Se o tutor corre para o filhote e o pega no colo, ele entenderá que se trata de um problema e vai correr para o colo do dono a vida toda, pois ficará inseguro sempre que ouvir o barulho. Além disso, entenderá seu carinho como uma recompensa. O que fazer? Mostrar indiferença, ignorar os fogos. Pode ser duro no início, mas você vai me agradecer depois. Atenção: você é o líder; ele seguirá aquilo que você mostrar que é correto.

 

Não deixar o cão sempre solto

 

Como já disse antes, é preciso valorizar o hábito do confinamento. Cão livre, leve e solto erra mais. É preciso administrar a liberdade dele. Quanto mais solto ficar, mais vai errar. Aí, será mais difícil educá-lo. O ponto central é: ele tem de merecer a liberdade, pois assim vai respeitá-la. Filhotes em treinamento devem ser soltos, sob supervisão. A delicadeza desse treino é transitar o filhote do confinamento para a liberdade, permitindo que ele conviva com a família – mas sempre com supervisão.

 

Não mostrar o que se espera dele

 

Cão não entende o conceito do não, a não ser que o tutor entone a voz. É preciso mostrar que você não está feliz com o que ele fez. Se ele mexeu com um objeto, tire dele e o repreenda. Diga o não! Porém, o segredo do sucesso é mostrar o erro usando o não, e na sequência mostrar ao cão o que se espera dele. Se ele estava destruindo um objeto não permitido, diga o não, repreenda, espere uns segundos e entregue a ele um objeto dele. Assim que ele o pegar, o elogie. Mostre o erro, mas mostre o que espera dele.

 

Não estabelecer limites

 

A principal mensagem dessas dicas é: começar cedo para não se arrepender no futuro. Estabelecer limites é básico e prepara o filhote para a vida. Importante corrigir o erro na hora. Tenha certeza de que ele entenderá a mensagem e isso só será possível se o filhote estiver sob supervisão e a família entender que esse filhote está sendo treinado. Não permitir que o cão faça hoje coisas que não serão aceitas no fururo.

 

Não sair à rua antes de completar a proteção vacinal

 

Aqui a culpa é totalmente dos tutores. Para sair à rua, o filhote tem de estar devidamente protegido contra as principais enfermidades. A parvovirose é fatal. Se o filhote não estiver imunizado, pode ter problemas sérios. Antes de sair com o cão, fale com o veterinário.

 

Não mostrar quem manda

 

É preciso praticar a liderança corretamente. Quem manda é você, não o filhote. Defina isso desde o início e as coisas ficarão mais fáceis. Caso contrário, pode se arrepender.

 

“Essas dicas são importantes para fazer a coisa certa desde o início. Ninguém adquire um filhote por obrigação ou para sofrer. Cão é harmonia, traz felicidade para a casa. Mas é preciso levar esse compromisso a sério. É claro que nem tudo precisa ser a ferro e fogo, mas não há outro caminho a não ser mostrar quem manda e impor as suas regras. Caso contrário, ele fará as próprias regras”, informa Adriana.

Comentários (0)