Junho Preto: conscientização e prevenção ao câncer de melanoma

Apesar de representar menor número (3%) de casos comparado ao de pele, o melanoma é um câncer com alto índice de mortalidade devido a alta possibilidade de provocar metástase

Crédito: Reprodução

O tocantinense começa a viver e a conviver com um dos períodos mais esperados do ano para os amantes da combinação praias nos rios Araguaia e Tocantins, acampamento e pele bronzeada. A partir de julho tem início a temporada do chamado  "verão tocantinense", época de estiagem, tempo seco, sol abundante, moda praia e exposição deliberada da pele aos raios solares, o que exige cuidado redobrado contra os perigos da ação do tempo. É preciso proteger-se dos perigos expostos.

 

Mas, até chegar as praias, dá pra se informar e adotar os cuidados indispensáveis à saúde da pele, maior órgão do nosso corpo. No momento, uma campanha alerta sobre o câncer de pele do tipo Melanoma. Estamos no período do Junho Preto, mês de conscientização e prevenção à doença. Apesar de representar menor número (3%) de casos comparado ao de pele, o melanoma é um câncer com alto índice de mortalidade devido a alta possibilidade de provocar metástase.

 

De aparência na forma de mancha, pinta ou sinal, o melanoma é mais visto em adultos brancos. Em pessoas de pele negra, costuma aparecer nas áreas claras do corpo, como palmas das mãos e plantas dos pés. Alguns fatores de risco colaboram para a incidência maior em alguns grupos: exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas - UV); exposição a câmeras de bronzeamento artificial; pele e olhos claros com cabelos ruivos ou loiros ou ser albino e ter história familiar ou pessoal de câncer de pele.

 

Prevenção

 

O melanoma pode ser prevenido. Quem afirma é o médico oncologista Dr Ricardo Rodrigues que, dentre os cuidados relacionados, destaca que deve-se “evitar exposição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos e a sensibilidade ao sol torna-se um fator de risco à manifestação do câncer”. Ele completa recomendando lugares com sombra e que se faça uso de proteção adequada. “Use roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas, passe filtro (protetor) solar antes e durante a exposição ao sol”, reforça.

Comentários (0)