Em Palmas, focos de incêndios aumentam nesta semana; órgãos pedem apoio da população

Em agosto, foram 443 registros e em setembro, até esta quinta-feira, 64 solicitações

Crédito: Luiz Henrique Machado

Desde o início desta semana, a quantidade de focos de incêndios florestais vem ganhando proporções cada vez maiores. Entre domingo, 30 de agosto, e esta quinta-feira, 03 de setembro, dezenas de focos foram observado dentro de Palmas e na zona rural. A destruição tem atingido matas nativas, parques, pastagens, áreas verdes e estruturas na zona rural. A Defesa Civil Estadual afirma que cabe à população colaborar com a não iniciativa do fogo e a extinção dele.

 

Uma das grandes causas para o aumento do fogo é também o clima deste período, pois facilita a rápida propagação dos incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros afirma que, nesta época do ano, qualquer fogo que se inicie para limpar o quintal ou renovar pasto, a chance de ficar fora de controle é grande.

 

De acordo com o tenente-coronal, Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, os moradores são primordiais na colaboração da diminuição dos focos de incêndios. “A população é o ponto central desse sistema. O Corpo de Bombeiros Militar, as Brigadas Municipais, as Brigadas do Naturatins e as Federais do Prevfogo/IBAMA e ICMBio, fazem a parte de atendimento de emergência, mas a quantidade de focos depende diretamente da ação humana no início dos incêndios florestais”, afirmou.

 

A Defesa Civil Estadual coordena as ações de combate, por meio do Comitê do Fogo, onde atuam o Corpo de Bombeiros Militar e demais parceiros. Os órgãos trabalham com sistema de resposta, com pronto-atendimento às chamadas. Entretanto, o tenente-enfatiza que “se aparecerem vários focos ao mesmo tempo na área urbana, fica difícil para qualquer Corpo de Bombeiros Militar do país atender tudo. A gente pede a colaboração da população nesse período, para que o fogo seja evitado ao máximo. A fumaça faz mal à saúde e é necessário que todos tenhamos consciência de que temos papel central no processo, que é não iniciar o incêndio florestal”, completou Alves.

 

Destruição

 

Segundo um levantamento do Sistema Integrado de Operações do CBMTO (SIOP), ao longo de 2020, a corporação registrou 1.037 atendimentos para combate a incêndios florestais em todo o Estado. Em agosto, foram 443 registros e em setembro, até esta quinta-feira, 64 solicitações.

 

Os maiores incêndios estão na Serra do Lajeado, nas proximidades da sede do Parque Estadual do Lajeado, entre as TO-020 e TO-030, onde as equipes do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e brigadistas do Naturatins estão combatendo. “Os fortes ventos dos últimos dias têm dificultado o combate”, reconhece o tenente-coronel Alves.

 

Nas proximidades de Taquaruçu, nesta quarta-feira, 02, pastagens, cercas, plantações e matas foram destruídas pelo fogo. Moradores se juntaram aos bombeiros na tentativa de combater as chamas e amenizar os estragos.

 

No mesmo instante, no centro de Palmas, outras equipes atuavam para extinguir o fogo entre as quadras 601 Sul e 607 Sul.

 

Números para denúncia

 

Os números para denúncias são: 190 Polícia Militar, 153 Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e a Linha Verde do Naturatins 0800 63 11 55. Já em caso de atendimento de Emergência o 193 - Corpo de Bombeiros Militar e 199 - Defesa Civil.

Comentários (0)